Uma leitura da epistemologia de Ludwik Fleck: possíveis aproximações com o marxismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e94093

Palavras-chave:

Epistemologia, Ludwik Fleck, Marxismo

Resumo

Este trabalho, de caráter teórico, tem como objetivo buscar por aproximações entre o marxismo e a epistemologia de Ludwik Fleck, identificando pontos de convergências e divergências entre eles. Após nos debruçarmos sobre as obras marxianas-engelianas e sobre a monografia de Fleck, percebemos que ambas as perspectivas apresentam uma visão triádica e totalizante do mundo, dando grande importância à linguagem para a compreensão do movimento da realidade. A perspectiva marxista manifesta grandes contribuições para se pensar a Ciência a partir da epistemologia fleckiana, uma vez que a Ciência pode ser percebida como refletora das relações materiais de produção e reprodução da existência. Assim, identificamos, também, divergências epistemológicas importantes, principalmente em relação ao “relativismo fraco” presente na concepção de realidade de Fleck e a materialidade objetiva do pensamento marxista. Isso não significa, contudo, que são pensadores excludentes; por isso defendemos a utilização das categorias fleckianas para análise da ciência a partir de uma chave de leitura marxista.

Biografia do Autor

Marllon Moreti de Souza Rosa, Universidade Estadual de Londrina

É professor de Biologia e Biotecnologia da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná, atuando no Ensino Médio. É professor de História, Filosofia e Sociologia do "Curso (r)evolução: preparatório para o ingresso no Ensino Superior", além de atuar como Coordenador Pedagógico no mesmo curso. Possui Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal de Lavras (2020), possui Graduação em andamento em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), possui Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática na área de concentração de História e Filosofia da Ciência na UEL (2023) e Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da UEL na área de concentração de História e Filosofia da Ciência e da Matemática. Desenvolve pesquisas pautando-se em György Lukács, pensando a ciência e a educação científica sob a luz do materialismo histórico-dialético a partir da ontologia do Ser Social, mobilizando as categorias de Trabalho, Reprodução, Ideologia e Alienação/Estranhamento. É membro do Grupo de Pesquisa em Ensino e Epistemologia da Ciência (GPEEC) vinculado ao PECEM da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem interesse nas seguintes áreas: História, Filosofia e Sociologia da Ciência e da Biologia; Epistemologia de Ludwik Fleck; Ontologia lukacsiana; Pensamento Comunista; Estudos Marxistas; Ensino de Ciências e Biologia, Educação Científica e Ambiental.

Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade, Universidade Estadual de Londrina

Professora Associada B no Departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Londrina, Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - UEL. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de biologia, epistemologia da biologia, aprendizagem baseada em problemas, resolução de problemas.

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Publicado

2024-08-15

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Artigos