Uma leitura da epistemologia de Ludwik Fleck: possíveis aproximações com o marxismo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e94093Palavras-chave:
Epistemologia, Ludwik Fleck, MarxismoResumo
Este trabalho, de caráter teórico, tem como objetivo buscar por aproximações entre o marxismo e a epistemologia de Ludwik Fleck, identificando pontos de convergências e divergências entre eles. Após nos debruçarmos sobre as obras marxianas-engelianas e sobre a monografia de Fleck, percebemos que ambas as perspectivas apresentam uma visão triádica e totalizante do mundo, dando grande importância à linguagem para a compreensão do movimento da realidade. A perspectiva marxista manifesta grandes contribuições para se pensar a Ciência a partir da epistemologia fleckiana, uma vez que a Ciência pode ser percebida como refletora das relações materiais de produção e reprodução da existência. Assim, identificamos, também, divergências epistemológicas importantes, principalmente em relação ao “relativismo fraco” presente na concepção de realidade de Fleck e a materialidade objetiva do pensamento marxista. Isso não significa, contudo, que são pensadores excludentes; por isso defendemos a utilização das categorias fleckianas para análise da ciência a partir de uma chave de leitura marxista.
Referências
FEIJÓ, R. L. C. A ideia de ciência em Karl Marx. Política & Sociedade, v. 14, n. 31, p. 293-325, 2015.
FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico: introdução à doutrina do estilo de pensamento e do coletivo de pensamento. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
GRZYBOWSKI, A.; CIESIELSKA, M. Lesser known aspects of Ludwik Fleck’s (1896–1961) heroic life during World War II. Journal of Medical Biography, v. 24, n. 3, p. 402-408, 2016.
HEGEL, G. W. F. Ciência da lógica: 1. A doutrina do ser. São Paulo: Editora Vozes, 2016. HOBSBAWM, E. J. Da revolução industrial inglesa ao imperialismo. São Paulo:
Forense-Universitária, 2003.
LORENZETTI, L.; MUENCHEN, C.; SLONGO, I. I. P. A crescente presença da
epistemologia de Ludwik Fleck na pesquisa em educação em ciências no Brasil. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 1, 2018.
MARTINS, A. F. P. A obra aberta de Ludwik Fleck. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, p. 1197-1226, 2020.
MARTINS, A. F. P. Artigo-Parecer – Apontamentos acerca do uso da epistemologia de Ludwik Fleck nas pesquisas em Ensino de Ciências. Perspectivas sobre o artigo original
“Escola de Física CERN: uma análise do discurso à luz da epistemologia de Ludwik Fleck.
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 24, 2022.
MARX, K. O Capital [Livro 1]: Crítica da Economia Política. São Paulo: Boitempo Editorial, 2011.
LÊNIN, V. O Estado e a Revolução. São Paulo: Clube de Autores, 2013.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia Alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.
MARX, K.; ENGELS, F. O Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010.
STUCKEY, M. et al. The philosophical works of Ludwik Fleck and their potential meaning for teaching and learning science. Science & Education, v. 24, n. 3, p. 281-198, 2015.
TAKAHASHI, B. T. A formação inicial de professores de ciências no estágio supervisionado:
compreendendo a identidade docente a partir da teoria das representações sociais e da epistemologia de Ludwik Fleck. Tese de Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.
VYGOYSKY, L. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.