A reading of Ludwik Fleck’s espitemology: Possibilities of approximation to marxism

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e94093

Keywords:

Epistemology, Ludwik Fleck, Marxism

Abstract

This paper, of a theoretical nature, aims to search for approximations between Marxism and Ludwik Fleck's epistemology, identifying points of convergence and divergence. After analyzing the Marxian-Engelian writings and Fleck's monograph, we realize that both perspectives present a triadic and totalizing vision of the world, giving great importance to language to understand the movement of reality. The Marxist perspective presents great contributions for thinking about science from the Fleckian epistemology, since science can be perceived as reflecting the material relations of production and reproduction of existence. We also identified important epistemological divergences, mainly in relation to the "weak relativism" present in Fleck's conception of reality and the objective materiality of Marxist thought. This does not mean, however, that they are excluding thinkers, so we defend the use of Fleckian categories for the analysis of science from a Marxist reading key.

Author Biographies

Marllon Moreti de Souza Rosa, Londrina State University

É professor de Biologia e Biotecnologia da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná, atuando no Ensino Médio. É professor de História, Filosofia e Sociologia do "Curso (r)evolução: preparatório para o ingresso no Ensino Superior", além de atuar como Coordenador Pedagógico no mesmo curso. Possui Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal de Lavras (2020), possui Graduação em andamento em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), possui Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática na área de concentração de História e Filosofia da Ciência na UEL (2023) e Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da UEL na área de concentração de História e Filosofia da Ciência e da Matemática. Desenvolve pesquisas pautando-se em György Lukács, pensando a ciência e a educação científica sob a luz do materialismo histórico-dialético a partir da ontologia do Ser Social, mobilizando as categorias de Trabalho, Reprodução, Ideologia e Alienação/Estranhamento. É membro do Grupo de Pesquisa em Ensino e Epistemologia da Ciência (GPEEC) vinculado ao PECEM da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem interesse nas seguintes áreas: História, Filosofia e Sociologia da Ciência e da Biologia; Epistemologia de Ludwik Fleck; Ontologia lukacsiana; Pensamento Comunista; Estudos Marxistas; Ensino de Ciências e Biologia, Educação Científica e Ambiental.

Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade, Londrina State University

Professora Associada B no Departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Londrina, Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - UEL. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de biologia, epistemologia da biologia, aprendizagem baseada em problemas, resolução de problemas.

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Published

2024-08-15

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Articles