Educação em tempos neoliberais: problematizando os discursos docentes sobre o “fazer diferente”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e94268

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Educação, Fazer diferente, Inovação, Educação disruptiva

Resumo

Este artigo problematiza as enunciações de docentes de matemática sobre a constante necessidade de fazer algo diferente no exercício da docência. Dedicamo-nos a responder à indagação: Que discursos contemporâneos sustentam o movimento do docente de matemática que busca sempre fazer algo diferente no exercício da docência? Assim, foram realizadas entrevistas com professores de matemática em escolas de Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre. A análise dos resultados foi feita utilizando a perspectiva foucaultiana de análise de discurso. Observamos que esses discursos estão associados a uma lógica neoliberal e que o conceito de "fazer diferente" muitas vezes se confunde com inovação. Também observamos que esses discursos podem ser compreendidos como disruptivos, pois rompem com abordagens de ensino já consolidadas. Essa busca por inovação pode estar relacionada à motivação dos estudantes e à automotivação dos docentes. Percebemos também que a busca pelo fazer diferente, pela busca de motivação e automotivação pode ser cansativa.

Biografia do Autor

Guilherme Franklin Lauxen Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Educação Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Licenciado em Matemática pela mesma universidade, em regime de dupla diplomação com a Universidade de Coimbra - Portugal, ao abrigo do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI). Integrante do Grupo de Estudos em Educação Matemática e Contemporaneidade (GEEMCo). Atua como professor do Ensino Médio na Escola SESC EAD EJA.

Claudia Glavam Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Departamento Interdisciplinar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Campus Litoral Norte. Atua como professora permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Ensino da Matemática, ambos da mesma instituição. Coordena o Grupo de Estudos em Educação Matemática e Contemporaneidade (GEEMCo).

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2024-08-15

Edição

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Artigos