Educação financeira escolar e sustentável: uma possibilidade para o ensino fundamental

Autores

  • Barbara Cristina Mathias dos Santos Rio de Janeiro Federal Institute of Education, Science and Technology image/svg+xml
  • Alexandre Lopes de Oliveira Rio de Janeiro Federal Institute of Education, Science and Technology image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e94964

Palavras-chave:

Educação financeira escolar, Sustentabilidade, Engenharia didática, Teoria das situações didáticas, Ensino fundamental

Resumo

Este artigo visa a apresentar um estudo cujo objetivo está em pesquisar as dimensões didático-pedagógicas contidas na formação de estudantes do Ensino Fundamental do Município de Duque de Caxias/RJ. Isso se correlaciona à construção de um Guia Didático de Educação Financeira Sustentável, composto de estratégias que associam a administração dos recursos materiais e naturais a processos sustentáveis. A Revisão Sistemática de Literatura apontou para a escassez de pesquisas para esse público, justificando, dessa forma, o público-alvo. Metodologicamente, a pesquisa fundamentou-se na Teoria das Situações Didáticas (Brousseau, 1996;2008) e na Engenharia Didática (Artigue, 1996), contribuindo para a formação de um cidadão consciente em relação ao consumo e ao ambiente. A pesquisa indicou que os alunos possuem lacunas em relação aos temas, mas que, se trabalhados em sala, alcançam os objetivos propostos, desenvolvendo competências para sua utilização em situações do cotidiano. Como resultado, o estudo colaborou para a criação de recursos didático-pedagógicos e estratégias voltadas para a formação humana e consciente, pautada na emancipação em relação ao adequado uso dos recursos financeiros e naturais.

Biografia do Autor

Barbara Cristina Mathias dos Santos, Rio de Janeiro Federal Institute of Education, Science and Technology

Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Augusto Motta (2002). Licenciatura plena em Matemática pela Candido Mendes. especialização em Psicopedagogia, Orientação educacional e Pedagógica, todas pelo Instituto A Vez do Mestre. Mestrado no ensino da Ciências pela UNIGRANRIO. Doutoranda no Ensino de Ciências pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (Campus Nilópolis). Atualmente é professora - Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caixas, com atuação na educação especial. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação financeira, educação matemática, ensino fundamental, inclusão e ensino médio.

Alexandre Lopes de Oliveira, Rio de Janeiro Federal Institute of Education, Science and Technology

Possui graduação em Física, Bacharelado (1994) e Licenciatura (2000), pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; Mestrado (1997) e Doutorado (2003) em Ciências Físicas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF. Atualmente é Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, Campus Nilópolis, onde atua: i) no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências - PROPEC, credenciado no Mestrado Profissional e no Doutorado Profissional; ii) nas Licenciaturas em Física, em Matemática e em Química e iii) no Ensino Médio Técnico. Na pesquisa em Ensino de Física, é interessado em temas relacionados a estratégias didáticas, aprendizagem ativa combinada à experimentação e às tecnologias digitais de informação e comunicação e desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos. Na pesquisa básica, tem experiência na área de Física, com ênfase em Magnetismo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de momentos magnéticos e cálculo de campos hiperfinos de impurezas em matrizes ferromagnéticas e em intermetálicos.

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Publicado

2024-08-15

Edição

Seção

Artigos