Educação financeira escolar e sustentável: uma possibilidade para o ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e94964Palavras-chave:
Educação financeira escolar, Sustentabilidade, Engenharia didática, Teoria das situações didáticas, Ensino fundamentalResumo
Este artigo visa a apresentar um estudo cujo objetivo está em pesquisar as dimensões didático-pedagógicas contidas na formação de estudantes do Ensino Fundamental do Município de Duque de Caxias/RJ. Isso se correlaciona à construção de um Guia Didático de Educação Financeira Sustentável, composto de estratégias que associam a administração dos recursos materiais e naturais a processos sustentáveis. A Revisão Sistemática de Literatura apontou para a escassez de pesquisas para esse público, justificando, dessa forma, o público-alvo. Metodologicamente, a pesquisa fundamentou-se na Teoria das Situações Didáticas (Brousseau, 1996;2008) e na Engenharia Didática (Artigue, 1996), contribuindo para a formação de um cidadão consciente em relação ao consumo e ao ambiente. A pesquisa indicou que os alunos possuem lacunas em relação aos temas, mas que, se trabalhados em sala, alcançam os objetivos propostos, desenvolvendo competências para sua utilização em situações do cotidiano. Como resultado, o estudo colaborou para a criação de recursos didático-pedagógicos e estratégias voltadas para a formação humana e consciente, pautada na emancipação em relação ao adequado uso dos recursos financeiros e naturais.
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