Audiovisuais e o ensino de geociências: um debate sobre formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e94976

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de geociências, Recursos audiovisuais

Resumo

O presente artigo realiza um debate a respeito das potencialidades presentes no diálogo entre o ensino de Geociências e o uso de recursos audiovisuais, partindo de uma reflexão a respeito da formação docente de professores da educação básica. Como parte do debate, apresenta-se a análise de um levantamento realizado junto a professores das áreas de Biologia, Física, Geografia e Química a respeito de suas percepções sobre o audiovisual no ensino. Este levantamento foi realizado por meio da aplicação de um questionário a professores de um pré-vestibular social do Rio de Janeiro. Os resultados apontam que a maior parte destes docentes identifica lacunas formativas no que se refere aos temas em debate, o que indica a necessidade de investimentos em políticas de formação continuada e, também, de revisão dos currículos de cursos de licenciatura nas áreas em debate.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Bonini da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2023). Especialista em Ensino de Geografia e Meio Ambiente pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI/2023). Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2019). Integra atualmente o Coletivo de Estudo e Pesquisa em Geografia e Educação de Jovens e Adultos (GEOEJA/UFRJ) e o Grupo de Estudos de Recepção Audiovisual na Educação em Ciências e Saúde (GERAES/UFRJ). Atua como Professor de Humanidades Aplicadas do Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (FIA/UERJ) e como Professor de Geografia e Atualidades em instituições privadas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Possui experiência nas áreas de Geografia e Educação, atuando em temas como Ensino de Geografia, Ensino de Ciências/Geociências e Educação Ambiental, Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos, Educação em Museus, Recepção Audiovisual e Formação de Professores.

Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Associado III do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ) e docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (UFF). Atualmente é Coordenador do Laboratório de Vídeo Educativo e Vice-Diretor do Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde (UFRJ). É atualmente Bolsista de Produtividade do CNPq, e foi Bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) da FAPERJ. Possui graduação em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenador do Grupo de Pesquisa em Recepção Audiovisual em Educação em Ciências e Saúde (Geraes), e membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Educação & Cultura (GPTEC-IFRJ) e do Grupo de Estudos em Educação, Mediações e Tecnologias (GEEMT-UFRJ). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde do NUTES-UFRJ (2011-2016). Foi professor auxiliar do Curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá (2001-2006). Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: documentário, cinema e vídeo educativos, recepção audiovisual, arquivos audiovisuais, educação em ciências e saúde.

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2024-08-15

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