Prática como componente curricular em cursos de ciências da natureza no Brasil: uma revisão a partir de dissertações e teses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e95279

Palavras-chave:

Prática como componente curricular, Práxis docente, Formação inicial de professores de química

Resumo

A Prática como Componente Curricular (PCC), foi inserida no currículo dos cursos de licenciatura a mais de 20 anos, porém, tanto o seu conceito quanto os modos de realização ainda não se encontram bem estabelecidos. Diante disso, este trabalho objetiva analisar os estudos acerca da compreensão e realização da PCC em cursos de licenciatura da área de Ciências da Natureza. O levantamento foi realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Assim, identificamos uma pluralidade de compreensões sobre a PCC, inferimos que é necessário adotar uma compreensão em que este componente seja unificado à teoria, ou seja, como práxis. Além disso, observamos a necessidade de delimitação de um espaço próprio à PCC e de orientar teoricamente as suas atividades.

Biografia do Autor

Indman Ruana Lima Queiroz, Universidade Estadual de Santa Cruz

É Professora Adjunta no Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Santa Cruz, atuando no curso de Licenciatura em Química. Licenciada em Química (2014) e Mestre (2016) em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz e doutora (2021) em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia. Tem interesse nas discussões sobre o ensino de Ciências, ensino de Química, formação de professores e currículo.

Elisa Prestes Massena, Universidade Estadual de Santa Cruz

Docente do Departamento de Ciências Exatas (DCEX) na área de Ensino de Química com atuação no curso de Licenciatura em Química e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências (GPeCFEC).

José Luis de Paula Barros Silva, Universidade Federal da Bahia

É Professor Titular aposentado da Universidade Federal da Bahia. Graduou-se em Química (1973), fez mestrado em Física (1999) e doutorado em Química (2004) pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Educação em Ciências, atuando no Ensino de Química, na investigação do ensino e da aprendizagem de conceitos científicos e formação de professores.

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Publicado

2024-10-14

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Artigos