Prática como componente curricular em cursos de ciências da natureza no Brasil: uma revisão a partir de dissertações e teses
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e95279Palavras-chave:
Prática como componente curricular, Práxis docente, Formação inicial de professores de químicaResumo
A Prática como Componente Curricular (PCC), foi inserida no currículo dos cursos de licenciatura a mais de 20 anos, porém, tanto o seu conceito quanto os modos de realização ainda não se encontram bem estabelecidos. Diante disso, este trabalho objetiva analisar os estudos acerca da compreensão e realização da PCC em cursos de licenciatura da área de Ciências da Natureza. O levantamento foi realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Assim, identificamos uma pluralidade de compreensões sobre a PCC, inferimos que é necessário adotar uma compreensão em que este componente seja unificado à teoria, ou seja, como práxis. Além disso, observamos a necessidade de delimitação de um espaço próprio à PCC e de orientar teoricamente as suas atividades.
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