Alfabetização e letramento matemático: uma análise da estrutura intelectual das pesquisas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e95430Palavras-chave:
Alfabetização matemática, Letramento matemático, MatemaciaResumo
Esse estudo tem como objetivo mapear teses e dissertações produzidas no Brasil, no período de 2009 a 2021, para conhecer as principais concepções relacionadas aos temas alfabetização matemática e letramento matemático, a partir da estrutura intelectual que emerge da produção socializada. Apresentamos uma pesquisa bibliográfica, cujo estudo foi desenvolvido por meio da metodologia Análise de Redes Sociais (ARS). Destacamos, na nossa investigação, os autores: Magda Soares, Maria da Conceição Fonseca, Ocsana Danyluk, Ole Skovsmose, Paulo Freire e Ubiratan D’Ambrosio. Diante das redes construídas, apresentamos e discutimos quatro movimentos teóricos concernentes ao tema: i) alfabetização e letramento na língua materna, o princípio do debate que discorre sobre o letramento na perspectiva social; ii) a alfabetização matemática, que discute a linguagem matemática, enfatizando leitura e escrita; iii) o numeramento e as relações da Matemática com as práticas sociais, com um elemento do letramento; iv) a matemacia e a perspectiva Crítica da Educação Matemática.
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