Avaliação escolar no âmbito da abordagem temática: uma análise de produções acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e95571Palavras-chave:
Abordagem temática, Avaliação escolar, Produções acadêmicasResumo
Esta pesquisa tem como objetivo mapear e analisar como a avaliação escolar na Abordagem Temática vem sendo abordada pelas produções acadêmicas dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências e de periódicos da área. Foram selecionadas 35 produções, sendo a maioria de natureza prática e desenvolvidas no Ensino Médio. Na análise emergiram duas categorias, por meio da Análise Textual Discursiva: a) críticas das pesquisas à avaliação sob a lógica da educação bancária; e b) concepções e finalidades da avaliação na Abordagem Temática. Identificamos algumas críticas às avaliações, tais como a maior valoração dos conceitos em detrimento de outros aspectos e a avaliação como forma de controle. Alguns pressupostos que balizam essas avaliações estão relacionados à adoção de uma avaliação global e a avalição da apreensão temática. Por fim, destacamos a importância de expandir este estudo para outros contextos e de desenvolver uma concepção avaliativa própria dessa perspectiva curricular.
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