Avaliação escolar no âmbito da abordagem temática: uma análise de produções acadêmicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e95571

Palavras-chave:

Abordagem temática, Avaliação escolar, Produções acadêmicas

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo mapear e analisar como a avaliação escolar na Abordagem Temática vem sendo abordada pelas produções acadêmicas dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências e de periódicos da área. Foram selecionadas 35 produções, sendo a maioria de natureza prática e desenvolvidas no Ensino Médio. Na análise emergiram duas categorias, por meio da Análise Textual Discursiva: a) críticas das pesquisas à avaliação sob a lógica da educação bancária; e b) concepções e finalidades da avaliação na Abordagem Temática. Identificamos algumas críticas às avaliações, tais como a maior valoração dos conceitos em detrimento de outros aspectos e a avaliação como forma de controle. Alguns pressupostos que balizam essas avaliações estão relacionados à adoção de uma avaliação global e a avalição da apreensão temática. Por fim, destacamos a importância de expandir este estudo para outros contextos e de desenvolver uma concepção avaliativa própria dessa perspectiva curricular.

Biografia do Autor

Diuliana Nadalon Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda e Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2021). Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (2018). Professora da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul. Ademais, foi membra do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na função de Representante Discente entre os anos de 2019-2023, bem como integrou a Comissão de Bolsas do mesmo programa (2022-2024). Também compôs a Comissão de Acompanhamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto Federal Farroupilha (2016-2018). Atualmente, participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECiD) e desenvolve pesquisas na área de Educação com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, Abordagem Temática, Avaliação Escolar e Abordagens Freireanas na Educação/Ensino de Ciências.

Cristiane Muenchen, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestra em Educação e Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora Associada nível 4, da área de Ensino de Física e dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências (PPGECi) e Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF), da Universidade Federal de Santa Maria. É líder do GEPECiD (https://sites.google.com/view/gepecid) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências - GEPECISC - da UFSC. Foi editora da seção Ensino da Revista Ciência e Natura, editada e publicada pelo Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria (2014-2018). Coordenou o Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências - mestrado e doutorado (2018 e 2019). Coordenou o Subprojeto Pibid Física (2022-2024). Tem experiência na área de Ensino de Ciências/Física, com ênfase em processos curriculares, atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem Temática, Três Momentos Pedagógicos como Estruturantes de Currículos, Educação CTS e Práticas Freireanas no Ensino de Ciências. Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 na área de Educação.

Referências

ANTUNES, C. A avaliação da aprendizagem escola. Petrópolis: Vozes, 2002, 56p.

ARAUJO, V.P.C. O conceito de currículo oculto e a formação docente. Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 3, n. 6, jul./dez. 2018.

AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, v.1, n. especial, p. 01-20, nov. 2007.

AULER, D. Alfabetização científico-tecnológica: um novo “paradigma”? Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.05, n.01, p.68-83, mar, 2003.

BARRIGA, A. D. Curriculum y evaluación escolar. Buenos Aires, Argentina: Instituto de Estudos y Acción Social. 1990.

BONESI, P.G.; SOUZA, N.A. Fatores que dificultam a transformação da avaliação na escola. Estudos em Avaliação Educacional, v. 17, n. 34, p.129-154, maio/ago, 2006.

CARVALHO, G. F. S.; MACEDO, M. S.A.N. Avaliação oficial: o que dizem os professores sobre o impacto na prática docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 549-564, 2011.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.; PERNAMBUCO, M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.

DELIZOICOV, D. Problemas e problematizações. In: PIETROCOLA, M. (Org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006.

DELIZOICOV, D.; ZANETIC, J. A proposta de interdisciplinaridade e o seu impacto no ensino municipal de 1º grau. In: PONTUSCHKA, N.N. Ousadia no diálogo: interdisciplinaridade na escola pública. São Paulo: Loyola, 1993.

DIAS SOBRINHO, J. Avaliação como instrumento de formação cidadã e do desenvolvimento da sociedade democrática: por uma ético-epistemologia da avaliação. In: RISTOFF, D.; JÚNIOR-ALMEIDA, V. P. Avaliação participativa: perspectivas e desafios. Brasília: INEP, 2005.

FEISTEL, R. A. B. Contribuições da perspectiva freireana de educação para a interdisciplinaridade na formação inicial de professores de ciências. 2012. 372p. Tese (Doutorado Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

FERREIRA, M.V. Intervenções curriculares estruturadas a partir da Abordagem Temática: desafios e potencialidades. 140p. Mestrado (Dissertação em Educação em Ciências) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GEHLEN, S.T.; STRIEDER, R.B.; CARAMELLO, W.G.; FEISTEL, R.A.B.; HALMENSCHLAGER, K.R. A inserção da Abordagem Temática em cursos de licenciatura em física em instituições de ensino superior. Investigações em Ensino de Ciências, v. 19, n.1, p. 217-238, 2014.

HALMENSCHLAGER, K. R. Abordagem de temas em Ciências da Natureza no Ensino Médio: implicações na prática e na formação docente. 2014. 373 p. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

HALMENSCHLAGER, K. R.; STRIEDER, R.B.; WATANABE, G. SILVA, L.F. Abordagem Temática na formação inicial de professores de Física e suas implicações na prática docente. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia, 2015.

HALMENSCHLAGER, K. R.; STUANI, G. M.; SOUZA, C. A. Formação docente no contexto escolar: contribuições da reconstrução curricular via Abordagem Temática. Alexandria, v.4, n.2, p.83-107, 2011.

HUNSCHE, S. Professor “fazedor” de currículos: desafios no estágio curricular supervisionado em Ensino de Física. 2010. 144 p. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.

KLEIN, S.G.; MUENCHEN, C. Um olhar gnosiológico para as contribuições e desafios do processo de apreensão de temas na perspectiva da Abordagem Temática. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 22, n. 2, p. 313-337, 2023.

KLEIN, S.G.; PEREIRA, D.N.; MUECHEN, C. Avaliação da aprendizagem na Abordagem Temática: um olhar para os Três Momentos Pedagógicos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 26, n.1, p. 375-387, 2021.

KLEIN, S.G. Abordagem Temática: um olhar para a apreensão de temas. 2021. 240p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2021.

LEITE, S. A. S.; KAGER, S. Efeitos aversivos das práticas de avaliação da aprendizagem escolar. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 17, n. 62, p. 109-134, jan./mar, 2009.

LEMOS, P. S.; SÁ, L. P. A avaliação da aprendizagem na concepção de professores de química do ensino médio. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.15, n. 03, p. 53-71, set./dez., 2013.

LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2009. 180p.

MAGOGA, T. F. Abordagem Temática na Educação em Ciências: um olhar à luz da Epistemologia Fleckiana. 2017. 167 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.

MAGOGA, T.F.; MUENCHEN, C. A Abordagem Temática e o campo das Políticas: o que pensam os pesquisadores? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2017.

MARASCHIN, A. A.; LINDEMANN, R. H.; FONSECA E. M. Freire-CTS e/ou CTS-Freire? Contribuições para o Ensino de Ciências. Alexandria, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 319-343, mai., 2023.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Unijuí, 2016.

MOREIRA, A. F. Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997.

MUENCHEN, C. A disseminação dos Três Momentos Pedagógicos: um estudo sobre as práticas docentes na região de Santa Maria/RS. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

MUENCHEN, C. Configurações curriculares mediante o enfoque CTS: desafios a serem enfrentados na EJA. 2006. 129 p. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.

PEREIRA, D.N.; KLEIN, S.G.; MUENCHEN, C. O papel da avaliação na Abordagem Temática: das características às implicações pedagógicas. Revista Eletrônica de Educação, v.18, p.1-18, 2024.

PEREIRA, D.N.; DEUS, G.B.; MENCHIK, J.C.; AMESTOY, M. B. ENEM como política de Avaliação em Larga Escala: uma revisão das dissertações e teses brasileiras (2011-2021). Eccos – Revista Científica, São Paulo, n. 65, p. 1-18, abr./jun., 2023.

PEREIRA, D.N.; KLEIN, S.G.; MUENCHEN, C. Limitações da avaliação escolar na Abordagem Temática: um estudo em dissertações e teses. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 13., 2021, Online. Anais... Online, 2021.

PEREIRA, T.I. A atualidade do pensamento pedagógico de Paulo Freire. Porto Alegre: Cirkula, 2018. 122 p.

PIERSON, A. H. C. O cotidiano e a busca do sentido para o ensino de Física. 1997.

RIBEIRO, M.P.; VELOSO, S.G.A.; ZANARDI, T.A.C. Educação integral e integrada: a avaliação emancipatória a caminho de uma lógica dialógica. Revista Cocar, v.14 n.28, p.541-563, 2020.

SAUL, A.M.; SILVA, A.F.G. O legado de Paulo Freire para as políticas de currículo e para a formação de educadores no Brasil. Revista brasileira de estudos pedagógicos., v. 90, n. 224, p. 223-244, 2009.

SAUL, A. M. Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática e emancipatória. Educação e Pesquisa., São Paulo, v. 41, n. especial, p. 1299-1311, 2015.

SAUL, A. M. Avaliação emancipatória: desafio à teoria e à prática da avaliação e reformulação de currículo. São Paulo: Cortez, 1988.

SILVA, J.M. A formação docente e o currículo escolar: o navegar da Abordagem Temática. 2023. 199p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria, 2023.

SILVA, J.M.; MAGOGA, T.F.; MUENCHEN, C. Situação de estudo e abordagem temática: análises sobre as escolhas dos temas. Actio, v. 5, n. 2, p. 1-18, 2020.

SILVA, T.T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

TORRES, J. R. Educação Ambiental Crítico-Transformadora e Abordagem Temática Freireana. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, p. 237-306, 2010.

Downloads

Publicado

2024-12-04

Edição

Seção

Artigos