Quais fatores afetam a evasão e a persistência em cursos de ciências exatas? Uma revisão de literatura nacional das principais causas e estratégias institucionais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e95746Palavras-chave:
Ciências exatas, Ensino superior, Evasão, PersistênciaResumo
O objetivo desta revisão da literatura é apresentar e discutir pesquisas sobre evasão e persistência em cursos de graduação em Ciências Exatas, identificando as principais razões da evasão, da permanência e quais estratégias em forma de ações institucionais foram propostas nas publicações em contexto brasileiro. Foram analisados 31 artigos, selecionados a partir dos mecanismos de busca de periódicos nacionais qualificados. As principais causas da evasão identificadas foram: desvalorização da profissão, métodos de ensino utilizados, dificuldade de conciliar estudo com outras atividades, problemas de aprendizagem dos conteúdos de Ciências Exatas e dificuldades financeiras. Para promover a persistência, destacaram-se: identificação com o curso e futura profissão, participação em projetos e em ações de apoio ao calouro. Algumas estratégias para combater a evasão e promover a persistência incluem: suporte aos ingressantes e melhoria da prática dos professores universitários.
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