Vivências com conhecimentos geométricos: relatos de futuras professoras que ensinarão matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e95943

Palavras-chave:

Educação matemática, Formação de professores, Licenciatura em pedagogia, Geometria, Teoria histórico-cultural

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado que investigou as relações estabelecidas entre os conceitos geométricos manifestados pelas futuras professoras e os estudos e práticas desenvolvidas em um espaço formativo. O embasamento teórico partiu da Teoria Histórico-Cultural, considerando o desenvolvimento histórico da geometria como contribuição para a aprendizagem do futuro professor, e a pesquisa foi desenvolvida a partir do acompanhamento de uma turma da disciplina de Educação Matemática A, no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria. A produção de dados aconteceu com gravações em áudio, fotografias, registros escritos e diário de campo da pesquisadora, com os dados organizados em três eixos de análise, sendo que neste artigo apresentaremos sete cenas referentes ao eixo Conhecimento Matemático. Das análises, percebemos a importância e a necessidade dos conhecimentos matemáticos para o professor que ensina matemática e destacamos a relevância da atividade pedagógica intencionalmente planejada, com objetivos pertinentes às necessidades das futuras professoras e que se aproximem da contextualização histórica de constituição dos conceitos.

Biografia do Autor

Marcela Fogagnoli Medeiros, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Educação Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (2023), graduada pelo Instituto Federal Farroupilha (2020) Matemática Licenciatura, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Intervale (2022). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat/ UFSM). Sócia da SBEM- Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Desde 2021 estudando os seguintes temas:  Educação Matemática, Formação de Professores, Formação de Professores que ensinarão Matemática, Pedagogos, curso de Pedagogia Licenciatura, Ensino de geometria. Tem experiência e interesse nas áreas de Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Formação de professores que ensinam matemática, ensino bilíngue. Atua como Professora desde a Educação infantil até anos finais do Ensino Médio, também no ensino bilíngue.

Simone Pozebon, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora e Mestra em Educação (PPGE/UFSM). Licenciada em Matemática (UFSM). É professora adjunta no Departamento de Metodologia do Ensino (MEN), na área da Educação Matemática do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É docente e orientadora de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMeEF/UFSM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat/UFSM). Membro da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Tem experiência e interesse nas áreas de Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem de Matemática e Formação de professores que ensinam matemática.

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Publicado

2024-10-14

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Artigos