Educação para a sustentabilidade na formação em licenciatura em biologia no Brasil (2013-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e97241

Palavras-chave:

Formação inicial, Ensino de biologia, Abordagem pedagógica

Resumo

A pesquisa objetivou verificar como a Educação para a Sustentabilidade está sendo inserida na formação em Licenciatura em Biologia, no Brasil, entre os anos 2013 e 2022 e discutir sobre as contribuições que os princípios e aspectos da Educação para a Sustentabilidade trazem para a formação destes profissionais. A pesquisa é um estudo bibliográfico, do tipo Estado do Conhecimento, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam para a associação da Educação para a Sustentabilidade com a Educação Ambiental; perspectivas de inserção da Educação para a Sustentabilidade na formação em Biologia; aspectos contributivos para a formação dos professores de Ciências e Biologia; e a visualização da Educação para a Sustentabilidade como abordagem pedagógica no processo formativo. Infere-se, portanto, que desenvolver uma formação inicial em Licenciatura em Biologia no viés da sustentabilidade é um instrumento de transformação política, cultural, social e ética.

Biografia do Autor

Natanael Charles da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/ UECE). Pós-graduação em Biologia Vegetal (UCAM). Mestre em Ensino de Biologia (Profbio) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atuou como professor de Biologia da Educação Básica pelas escolas: E.E.M. Euclides Pinheiro de Andrade - CE; Centro de Ensino Professor Aquiles Batista Vieira - Cidade de Alcântara - MA; Escola de Ensino Integral Joana Batista Sousa Silva na cidade de São Luís - MA. Atualmente é Professor EBTT pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - (IFPA), Campus Abaetetuba.

Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especialização em Microbiologia (UFRN), Mestrado em Bioecologia Aquática (UFRN) e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Desenvolveu pós doutoramento na Universidade de Coimbra (2012-2013). Atua no ensino presencial e a distância e tem experiência na área de Microbiologia ambiental, com ênfase em Ecologia de Microrganismos aquáticos. Atualmente, tem focado estudos e orientações de alunos de pós-graduação na Educação para a sustentabilidade e divulgação científica em espaços não escolares de ensino.

Referências

ALMEIDA, O. L.; TEIXEIRA, P. M. Licenciaturas em biologia e a legislação de formação docente: análise das similitudes e divergências. Práxis Educacional, v. 19, n. 50, p. e11122-e11122, 2023.

APOLINÁRIO, E. Sustentabilidade e educação. Teocomunicação, v. 49, n. 2, p. e34376-e34376, 2019.

ARAÚJO, M. F. F.; PEDROSA, M. A. Desenvolvimento sustentável e concepções de professores de biologia em formação inicial. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 16, p. 71-84, 2014.

ARAÚJO, M. F. F.; PEDROSA, M. A. Ensinar ciências na perspectiva da sustentabilidade: barreiras e dificuldades reveladas por professores de biologia em formação. Educar em Revista, p. 305-318, 2014.

ARAÚJO, M. I. O.; BIZZO, N. Processo investigativo sobre práticas pedagógicas para inserção da dimensão ambiental na formação de professores de Biologia. Revista tempos e espaços em Educação, v. 8, n. 16, p. 125-138, 2015.

ARAÚJO, M. L. F.; FRANÇA, T. L. Concepções de Educação Ambiental de professores de biologia em formação nas universidades públicas federais do Recife. Educar em Revista, p. 237-252, 2013.

BARBIERI, J. C.; SILVA, D. Desenvolvimento sustentável e educação ambiental: uma trajetória comum com muitos desafios. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 12, p. 51-82, 2011.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. 279 p.

BATISTA, S. N.; OLIVEIRA, E. S.; MONTENEGRO, A. K. A. A identidade profissional do professor de ciências e biologia no Brasil. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 42, p. 132-146, 2021.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. 1ª edição. Porto Editora, 2010.

BONASSINA, A. L. B.; KUROSHIMA, K. N. Educar para a sustentabilidade: um estudo de campo sobre os reflexos gerados pela educação sustentável. e-Mosaicos, v. 10, n. 23, p. 21-42, 2021.

BOURSCHEID, J. L. W. A educação ambiental para a sustentabilidade na formação docente em um curso em ciências biológicas de um Instituto Federal de Educação situado na região sul do Rio Grande do Sul. Teses (Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática), Universidade Luterana do Brasil, 207 p. 2017.

BRASIL. Senado Federal. Lei no 6.684, de 3 de setembro de 1979. Institui a profissão de Biólogo, Biomédico e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 3 de setembro, 1979. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1970-1979/L6684.htm. Acesso em: 10 set 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES no1.301, de 6 de novembro de 2001. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Ciências Biológicas. Diário Oficial da União, Brasília, 6 de novembro, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1301.pdf. Acesso em: 10 set 2023.

COELHO, T. P.; REZENDE, C. P.; SOUZA, M. C. V. B.; MENDONÇA, S. A. M. Comparação e análise do uso de revisão sistemática e revisão de escopo na área do cuidado ao paciente na Farmácia. Research, Society and Development, v. 10, n. 12, e08101219915, 2021.

CORRÊA, M. M.; ASHLEY, P. A. Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: reflexões para ensino de graduação. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Rio Grande), v. 35, n. 1, p. 92-111, 2018.

COSTINO, C. Educar para um futuro mais sustentável e inclusivo. Estudos Avançados, v. 34, p. 43-51, 2020.

DONATO, H.; DONATO, M. Etapas na condução de uma revisão sistemática. Acta Médica Portuguesa, v. 32, n. 3, p. 227-235, 2019.

ECHALAR, A. D. L. F.; PARANHOS, R. D.; GUIMARÃES, S. S. M. A formação de professores de Biologia no contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras. Revista de Educação Pública, v. 29, p. 1-24, 2020.

FERREIRA, L.; PIRES, P. G.; NÁPOLIS, P. Educação Ambiental e Sustentabilidade: alterações conceituais de futuros professores de Ciências da Natureza. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 38, n. 1, p. 50-71, 2021.

GADOTTI, M. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. 2ª edição. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008.

GHIGGI, C. M.; DA ROSA, C. T. W.; VIZZOTTO, P. A. Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: Qual o Panorama das Teses Brasileiras Produzidas no Período 2000–2020? Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. e41657-25, 2023.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas AS, 2008.

Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2002.

GUIMARÃES, S. S. M.; INFORSATO, E. C.. A percepção do professor de Biologia e a sua formação: a Educação Ambiental em questão. Ciência & Educação (Bauru), v. 18, p. 737-754, 2012.

MAXIMILLA, N. R.; SCHWANTES, L. Polêmicas contemporâneas sobre o método científico: uma revisão sistemática da literatura. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 15, n. 33, p. 75-87, 2019.

MELO, A. V. Educação para a sustentabilidade em licenciaturas da área das ciências da natureza na Universidade Federal do Rio Grande do Norte: abordagem curricular e ideias e atitudes de estudantes. Tese (Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e matemática), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 169 p. 2019.

MILENA, L. M.; MUNFORD, D.; FERNANDES, P. C.. O construto de práticas epistêmicas em pesquisas brasileiras em educação em ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 28, n. 1, p. 227-259, 2023.

MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito, v. 5, n. 2, p. 154-164, 2014.

NUNES, L. C. Sustentabilidade como Base Formativa Docente. Revista Científica FESA, v. 3, n. 13, p. 67-77, 2024.

TORRES, E. A. O. La Dialéctica en las Investigaciones Educativas. Quito: Editorial Mar Aberto, 2018.

PEDROSA, M. A. Ciências, educação científica e formação de professores para desenvolvimento sustentável. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 7, p. 346-362, 2010.

PETROVICH, A. C. I. Sustentabilidade ambiental como conteúdo escolar na perspectiva de professores de biologia em formação inicial. Tese (Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 183 p. 2016.

RAMINELI, J. L. F. Educação para a sustentabilidade em cursos de formação docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: documentos norteadores e estratégias docentes. Tese (Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 212 p. 2021.

REIS, R. C.; MORTIMER, E. F. Um estudo sobre Licenciaturas em Ciências da Natureza no Brasil. Educação em Revista, v. 36, p. e205692, 2020.

RODRIGUES, J. N.; OLIVEIRA, A. L.; QUEIROZ, E. D. Universidade e formação de educadores ambientais críticos. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 23, n. 42, p. 90-105, 2013. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6261. Acesso em: 12 jun. 2022.

SILVA, N. C.; ARAÚJO, M. F. F. Os ODS e a perspectiva de educação para a sustentabilidade nos PPCs de cursos de licenciatura em biologia da região amazônica paraense. Sustainability in Debate, v. 13, n. 2, p. 32-66, 2022.

SILVA, V. M. Sentidos sobre temáticas socioambientais nos discursos de professores de Ciências e Biologia. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 171 p. 2017.

TEIXEIRA, P. M. M. Tendências da produção acadêmica em ensino de biologia no Brasil: um panorama fundamentado na análise de dissertações e teses. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 15, n. 2, p. 970-990, 2022.

TONELLO, L. P.; SANTOS, E. G. Formação docente e prática pedagógica: enredos na educação em ciências e biologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 5, n. 2, 2022.

TROMBETTA, S.; ZITKOSKI, J. J. Educação para a sustentabilidade: horizontes na esperança de futuro. COLÓQUIO-Revista do Desenvolvimento Regional, v. 11, n. 1, p. 213-227, 2014.

WALS, A. Social Learning towards a sustainable world: Principals, Perspectives and Praxis. The Netherlands: Wageningen Academic Publishers, 2007.

VILLELA, J. N. Sustentabilidade e educação: reflexões sobre o cenário de

Demandas socioambientais e orientação neoliberal. Cadernos Cajuína, v.5, n. 1, p. 21-38, 2020.

VINHOLI-JÚNIOR, A. J.; TRAJANO, V. S.. Pesquisas em ensino de Zoologia: um estado do conhecimento sobre as tendências e perspectivas da área. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 97–119, 2023.

Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/907. Acesso em: 28 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2024-10-14

Edição

Seção

Artigos