Educação para a sustentabilidade na formação em licenciatura em biologia no Brasil (2013-2022)
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e97241Palavras-chave:
Formação inicial, Ensino de biologia, Abordagem pedagógicaResumo
A pesquisa objetivou verificar como a Educação para a Sustentabilidade está sendo inserida na formação em Licenciatura em Biologia, no Brasil, entre os anos 2013 e 2022 e discutir sobre as contribuições que os princípios e aspectos da Educação para a Sustentabilidade trazem para a formação destes profissionais. A pesquisa é um estudo bibliográfico, do tipo Estado do Conhecimento, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam para a associação da Educação para a Sustentabilidade com a Educação Ambiental; perspectivas de inserção da Educação para a Sustentabilidade na formação em Biologia; aspectos contributivos para a formação dos professores de Ciências e Biologia; e a visualização da Educação para a Sustentabilidade como abordagem pedagógica no processo formativo. Infere-se, portanto, que desenvolver uma formação inicial em Licenciatura em Biologia no viés da sustentabilidade é um instrumento de transformação política, cultural, social e ética.
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