Qualidade da argumentação de estudantes da licenciatura em matemática na disciplina álgebra linear

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e97963

Palavras-chave:

Argumentação, Licenciandos(as) em matemática, Modelo teórico argumentativo, Álgebra linear

Resumo

Este artigo utiliza o Modelo Argumentativo Toulminiano e Perelmaniano (MATP) na disciplina de Álgebra Linear da Licenciatura em Matemática, empregando-o como orientação da estratégia de ensino e instrumento analítico. O objetivo da pesquisa é analisar a qualidade dos argumentos construídos pelos estudantes nessa disciplina. Por meio de uma estratégia no formato de intervenção, observou-se que a maioria dos estudantes encontrou dificuldade em construir argumentos consistentes com justificativas necessárias para realizar a conexão entre as premissas e a conclusão, além de demonstrarem menos fundamentação e uso de recursos retóricos. Apesar das limitações na qualidade da argumentação dos estudantes ao longo do estudo, a intervenção foi considerada positiva para o desenvolvimento futuro de suas habilidades argumentativas no contexto da Álgebra Linear.

Biografia do Autor

Joilma Silva Carneiro, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora Assistente no Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e possui experiência na área de Matemática, com foco principal em polinômios, álgebra, mosaicos e curvas algébricas. Sua formação inclui graduação em Matemática e especialização em Educação Matemática pela referida universidade. Concluiu o mestrado Profissional em Matemática na UEFS e doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É membro do grupo de pesquisa Observatório da Educação Matemática (OEM) na UFBA e faz parte do subgrupo de pesquisa em Argumentação do grupo (CABURÉ) na UFBA/UEFS. Seus interesses de pesquisa concentram-se na linha de Argumentação na Educação Matemática no Ensino Superior.

Elder Sales Teixeira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui mestrado e doutorado em Ensino Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana. Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana) e do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Sociedade Brasileira de Física) - polo UEFS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino, Filosofia e História das Ciências e Metodologia para o Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Filosofia da Ciência no Ensino de Física, Natureza da Ciência e Argumentação no Ensino de Física.

Andréia Maria Pereira de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Matemática pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), possui mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente, é professora adjunta no Departamento II da Faculdade de Educação da UFBA, ministrando aulas nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. Além disso, é docente permanente nos programas de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS e em Educação da UFBA. É membro do grupo de pesquisa Observatório da Educação Matemática (OEM) na UFBA, certificado pelo CNPq, e integra o Comitê Científico da ANPEd, especificamente pelo GT 19 Educação Matemática. Também exerce a função de coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa em Educação da Faculdade de Educação da UFBA (CEP-FACED/UFBA). Seu foco de pesquisa está na Educação Matemática, explorando a formação e prática pedagógica de professores de Matemática, Modelagem Matemática e Materiais Curriculares Educativos.

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Publicado

2024-12-04

Edição

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Artigos