Qualidade da argumentação de estudantes da licenciatura em matemática na disciplina álgebra linear
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e97963Palavras-chave:
Argumentação, Licenciandos(as) em matemática, Modelo teórico argumentativo, Álgebra linearResumo
Este artigo utiliza o Modelo Argumentativo Toulminiano e Perelmaniano (MATP) na disciplina de Álgebra Linear da Licenciatura em Matemática, empregando-o como orientação da estratégia de ensino e instrumento analítico. O objetivo da pesquisa é analisar a qualidade dos argumentos construídos pelos estudantes nessa disciplina. Por meio de uma estratégia no formato de intervenção, observou-se que a maioria dos estudantes encontrou dificuldade em construir argumentos consistentes com justificativas necessárias para realizar a conexão entre as premissas e a conclusão, além de demonstrarem menos fundamentação e uso de recursos retóricos. Apesar das limitações na qualidade da argumentação dos estudantes ao longo do estudo, a intervenção foi considerada positiva para o desenvolvimento futuro de suas habilidades argumentativas no contexto da Álgebra Linear.
Referências
ALMEIDA, W. N. C.; MALHEIRO, J. M. da S. A Argumentação e a Experimentação investigativa no Ensino de Matemática. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, p. 57-83, 2018.
ANTONINI, S. Figural conceps in proving by contradiction. Quadrante, [s. l.], v. XXVII, n. 2, 2018.
BOGOMOLNY, M. Raising students’ understanding: Linear algebra. In: WOO, J. H. et al. (ed.). Proceedings of the 31st conference of the international group for the psychology of mathematics education. Seoul: PME, 2007. p. 65-72. v. 2.
CAN, O. S.; ISLEYEN, T. The effect of probability instruction through argumentation approach on the achievement of preservice teachers and the permanence of their knowledge. African Education Research Journal, v. 8, p. 540-553, 2020.
CARDOSO, V. C. Ensino e Aprendizagem de álgebra linear: uma discussão acerca de aulas tradicionais, reversas e de vídeos digitais. 2014. 205 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.
CARNEIRO, J. S.; TEIXEIRA, E. S.; OLIVEIRA, A. M. P. de. Usos da argumentação na educação matemática: uma revisão sistemática da literatura no Ensino Superior. Educação Matemática Pesquisa, v. 25, n.3, p.131-148, 2023.
GABEL, M.; DREYFUS, T. Affecting the flow a proof by creating presence – a case study in Number Theory. Educational Studies em Mathematics, v. 96, n. 2, p. 187-205, 2016.
GABEL, M.; DREYFUS, T. The flow of a proof: establishing a basis of agreement. CERME 10, Dublin, v. 1, p. 155-162, 2017.
KWON, N.; YOUNGGON, B.; HWAN, O. Design research on inquiry‑based multivariable calculus: focusing on students’ argumentation and instructional design. ZDM: The International Journal on Mathematics Education, v. 47, n. 6, p. 997-1011, out. 2015.
LICHTMAN, M. Qualitative Reserch in Education: A User’s Guide. 2. ed. Califórnia: Sage, 2010.
MATOS, F. C. de. Praxeologias e modelos praxeológicos institucionais: o caso da álgebra linear. 2017. 324 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.
METAXAS, N.; POTARI, D.; ZACHARIADES, T. Analysis of a Teacher’s pedagogical arguments using Toulmin’s model and argumentation schemes. Educational Studies in Mathematics, v. 93, n. 3, p. 383-397, 2016.
OLIVEIRA, J. R. de. Argumentação e Educação: as contribuições de Chaïim Perelman. Curitiba: Editora CRV, 2016.
PERELMAN, C. O império retórico: retórica e argumentação. Porto: Edições ASA, 1993.
RODRIGUES, F.; SILVA, S. da; MONTEIRO, M. Argumentação no Ensino da Matemática: a produção nacional e a formação do professor que ensina matemática. Ensino da Matemática em Debate, v. 8, n. 1, p. 203-229, maio 2021.
RUGGIERO, M. A. G.; VITORINO, A. Álgebra Linear e Aplicações. Subespaços Vetoriais. 2018. Disponível em: https://www.ime.unicamp.br/~marcia/AlgebraLinear/subespacos.html. Acesso em: 4 set. 2022.
SILVA JÚNIOR, G. A. da. Elementos de exploração argumentativa docente na sala de aula: uma proposta de análise à luz de teoria de Perelman e Olbrechts-Tyteca. 2019. 84 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências Exatas e da Terra) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
SIMPSON, A. The anatomy of a mathematical proof: implications for analyses with Toulmin’s scheme. Educational Studies in Mathematics, v. 90, n. 1, p. 1-17, 11 jul. 2015.
STRANG, G. Introdução à Álgebra Linear. Tradução J. R. Souza. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
TOULMIN, S. Os usos do Argumento. Tradução Reinaldo Guarany. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
UYGUN-ERYURT, T. Conception and Development of Inductive Reasoning and Mathematical Induction in the Context of Written Argumentations. Acta Didactica Napocensia, v. 13, n. 2, p. 65-79, 2020.
VIEIRA, W.; SOUZA, V. H. G. de S.; IMFUFU, R. S. Sobre Justificativas em Questões do Tipo Verdadeiro/Falso de Estudantes de Licenciatura em Matemática. Ciência & Educação, [s. l.], v. 26, 20010, 2020.
WAWRO, M. Reasoning About Solutions in Linear Algebra: the case of abraham and the invertible matrix theorem. International Journal of Research in Undergraduate Mathematics Education, [s. l.], v. 1, n. 3, p. 315-338, 30 set. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.