Mapeamento de estudos sobre a formação inicial de professores de ciências e matemática no contexto da pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e98594

Palabras clave:

formação de professores, ensino de ciências, ensino de matemática, revisão de literatura, pandemia

Resumen

Este trabalho investigou as produções acadêmicas desenvolvidas sobre a formação inicial de professores de ciências e matemática relacionadas à pandemia entre 2020 e 2022. A busca foi realizada no Mendeley®, com os termos chave: formação de professores de ciências, pandemia, química, biologia, física, matemática, tecnologia. Foram selecionados 35 artigos de todas as regiões do Brasil. A análise de conteúdo, com apoio dos softwares Microsoft Excel® e MAXQDA2020, revelou que a maioria das produções são relatos de experiência (20), concentrados nas vivências dos estágios curriculares/residência pedagógica. As pesquisas científicas (15) apontam os impactos da pandemia na formação, como a exclusão digital e a autopercepção docente sobre o letramento digital. A partir dos trabalhos analisados, foi possível evidenciar alguns impactos da pandemia, entre elesa intensificação da desigualdade educacional e as lacunas na formação docente em termos das competências digitais, o que sugere a necessidade de processos e políticas de formação que articulem tecnologias, pedagogia e inclusão.

Biografía del autor/a

Sidilene Aquino de Farias, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Química, Licenciatura e Bacharelado, pela Universidade Federal do Amazonas. É Doutora em Ciências (área de concentração Química) pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Atualmente é docente associada IV no Departamento de Química, do Instituto de Ciências Exatas, da Universidade Federal do Amazonas. Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Amazonas. É líder do grupo de pesquisa Núcleo Amazonense de Educação Química (NAEQ). Área de interesse: formação de professores de ciências, motivação e autorregulação da aprendizagem, análise de livros didáticos e experimentação no ensino.

Marcel Bruno Pereira Braga, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Ensino das Ciências (Ramo do Ensino da Física) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (2018). Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Mestre em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (2010). Licenciado em Física pela Universidade Federal do Amazonas (2000). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Física, do Instituto de Ciências Exatas, da Universidade Federal do Amazonas. Atua como docente permanente no Mestrado Nacional Profissional de Ensino da Física, da Sociedade Brasileira de Física. É líder do grupo de pesquisa Observatório de Dificuldades na Aprendizagem Científica e Tecnológica (ODACT) e membro do grupo de pesquisa Núcleo Amazonense de Educação Química (NAEQ). O campo de investigação concentra-se em: Ensino Experimental; Ensino por Investigação; Mudança Conceitual; Currículo; Competências científicas e docentes; Análise de Livros Didáticos (LDs) de Física; Psicometria moderna (Teoria da Resposta ao Item e Teoria Clássica dos Testes), em geral, dentro da temática da Termodinâmica.

Wilmo Ernesto Francisco Junior, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Química (tese em Educação Química), pelo Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca e dos Programas de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP) e em Educação (PPGE). Sua principal área de investigação está direcionada à Educação em Ciências (Química) e Divulgação Científica, atuando principalmente na formação de professores e no desenvolvimento e avaliação de materiais e práticas didático-pedagógicas e de difusão científico-cultural. É líder do grupo de pesquisa EDifQUICI - Educação e Difusão Química e Científica.

Citas

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Publicado

2025-08-13

Número

Sección

Artigos