Mapeamento de estudos sobre a formação inicial de professores de ciências e matemática no contexto da pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e98594Palabras clave:
formação de professores, ensino de ciências, ensino de matemática, revisão de literatura, pandemiaResumen
Este trabalho investigou as produções acadêmicas desenvolvidas sobre a formação inicial de professores de ciências e matemática relacionadas à pandemia entre 2020 e 2022. A busca foi realizada no Mendeley®, com os termos chave: formação de professores de ciências, pandemia, química, biologia, física, matemática, tecnologia. Foram selecionados 35 artigos de todas as regiões do Brasil. A análise de conteúdo, com apoio dos softwares Microsoft Excel® e MAXQDA2020, revelou que a maioria das produções são relatos de experiência (20), concentrados nas vivências dos estágios curriculares/residência pedagógica. As pesquisas científicas (15) apontam os impactos da pandemia na formação, como a exclusão digital e a autopercepção docente sobre o letramento digital. A partir dos trabalhos analisados, foi possível evidenciar alguns impactos da pandemia, entre elesa intensificação da desigualdade educacional e as lacunas na formação docente em termos das competências digitais, o que sugere a necessidade de processos e políticas de formação que articulem tecnologias, pedagogia e inclusão.
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