Gênero, corpo e sexualidade: análise de um projeto de ensino a partir da pedagogia histórico-crítica e da educação CTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e98957

Palavras-chave:

educação para a sexualidade, educação CTS, Pedagogia Histórico-Crítica, ensino de Ciências Naturais

Resumo

Objetivamos analisar um projeto de ensino sobre as temáticas Gênero, Corpo e Sexualidade (GCS). A análise foi referenciada pela Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), tendo como método o Materialismo Histórico e Dialético. Os principais resultados indicam a coerência no alinhamento destes referenciais como caminho para a Educação para GCS, centrada histórica e socialmente, considerando: as relações com o campo, a religiosidade e o patriarcado, no contexto vivenciado pelos destinatários; a seleção de conteúdos essenciais, em prol da compreensão das categorias GCS no ser humano em suas relações históricas e sociais; e, o direcionamento das finalidades pedagógicas e mediações desenvolvidas pelos/as docentes, visando à compreensão da essência dos fenômenos na perspectiva da práxis.

Biografia do Autor

Priscila Franco Binatto, Universidade de Brasília

Doutoranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências (PPGEduC/UnB). Mestra em Educação Científica e Formação de Professores pela UESB (2015). Especialista em Ensino de Ciências por Investigação pela UFMG (2012) e licenciada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2003). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), campus Arinos, desde 2015. Participa do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Movimento CTS da UESB (GP-CTS), desde 2013. Interessa-se por pesquisas sobre o Ensino de Ciências e Biologia, Educação CTS, Formação de Professores, Pedagogia Histórico-Crítica e Materialismo Histórico-Dialético.

Patrícia Fernandes Lootens Machado, Universidade de Brasília

Bacharela em Química pela Universidade Federal do Ceará, mestre e doutora em Engenharia (Área de Concentração: Ciências dos Materiais) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (PPGE3M) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Pós-doutorado em Educação Química na Catholic University of America, USA. Professora Titular da Divisão de Ensino de Química do Instituto de Química da Universidade de Brasília, atuando no Ensino de Graduação junto ao curso de Licenciatura em Química. Orientadora do Pós- Graduação em Educação em Ciências (PPGEduC/UnB) desde 2016. No campo da Educação Científica, dedica-se a estudar as perspectivas de formação para cidadania, dialogando com princípios das Questões Sociocientíficas e da Educação CTS.

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Publicado

2025-02-20

Edição

Seção

Artigos