Gênero, corpo e sexualidade: análise de um projeto de ensino a partir da pedagogia histórico-crítica e da educação CTS
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e98957Palavras-chave:
educação para a sexualidade, educação CTS, Pedagogia Histórico-Crítica, ensino de Ciências NaturaisResumo
Objetivamos analisar um projeto de ensino sobre as temáticas Gênero, Corpo e Sexualidade (GCS). A análise foi referenciada pela Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), tendo como método o Materialismo Histórico e Dialético. Os principais resultados indicam a coerência no alinhamento destes referenciais como caminho para a Educação para GCS, centrada histórica e socialmente, considerando: as relações com o campo, a religiosidade e o patriarcado, no contexto vivenciado pelos destinatários; a seleção de conteúdos essenciais, em prol da compreensão das categorias GCS no ser humano em suas relações históricas e sociais; e, o direcionamento das finalidades pedagógicas e mediações desenvolvidas pelos/as docentes, visando à compreensão da essência dos fenômenos na perspectiva da práxis.
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