Caminhos para decolonizar a educação científica: decolonizar as relações CTS
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e99449Palavras-chave:
educação científica, CTS, decolonialidade, educação decolonialResumo
Este artigo tem como objetivo discutir ideias sobre caminhos para a decolonialidade das relações CTS por meio da educação científica. Para isso, analisamos alguns referenciais pertinentes, a partir de três elementos constitutivos descritos na historiografia dominante: a unificação do movimento CTS, sua origem na tomada de consciência social e o questionamento ao cientificismo. Repensar as relações CTS, para nós, origina-se na educação científica e no trabalho de ensino para a aprendizagem científica, por meio da reconceituação do campo e na educação crítica para a função social da ciência e da tecnologia. Isso envolve pensar nas múltiplas formações docentes para o trabalho de ensino, bem como suas fundamentações para a educação decolonial. Dessa forma, deixamos a reflexão-convite para que as pessoas leitoras tomem esse espaço, continuando essas discussões conforme seus próprios questionamentos e possíveis problematizações que emergirão pelo caminho.
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