Inclusão na sala de aula regular: o que dizem os professores de ciências e biologia da rede pública do estado do Rio de Janeiro?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e101422Schlagworte:
educação inclusiva, abordagem discursiva, regularidades discursivas, performatividadeAbstract
Este trabalho é resultado de uma investigação sobre a inclusão de estudantes com Necessidades Educacionais Especiais, por docentes de Ciências e Biologia da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Junto aos estudos de Michel Foucault, buscamos evidenciar regularidades discursivas nos dados, coletados a partir de um questionário e analisados com uma abordagem discursiva. Como resultados, encontramos enunciados que produzem sentidos sobre inclusão que dialogam com noções de economia, sociabilidade, normalização e agência, bem como os que significavam os sujeitos “excluídos”. Também apresentamos tópicos que mais apresentam dificuldades para a inclusão no ensino de Ciências e Biologia, segundo os professores. Discutimos como tais ideias sobre quem é ou não “público da inclusão” produzem simultaneamente o medo do fracasso e a esperança da salvação, articulando com o paradoxo existente entre inclusão e performatividade. Finalmente, defendemos que inclusão e exclusão são conceitos que se constituem mutuamente, em constante autorregulação.
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