Inclusão na sala de aula regular: o que dizem os professores de ciências e biologia da rede pública do estado do Rio de Janeiro?

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e101422

Schlagworte:

educação inclusiva, abordagem discursiva, regularidades discursivas, performatividade

Abstract

Este trabalho é resultado de uma investigação sobre a inclusão de estudantes com Necessidades Educacionais Especiais, por docentes de Ciências e Biologia da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Junto aos estudos de Michel Foucault, buscamos evidenciar regularidades discursivas nos dados, coletados a partir de um questionário e analisados com uma abordagem discursiva. Como resultados, encontramos enunciados que produzem sentidos sobre inclusão que dialogam com noções de economia, sociabilidade, normalização e agência, bem como os que significavam os sujeitos “excluídos”. Também apresentamos tópicos que mais apresentam dificuldades para a inclusão no ensino de Ciências e Biologia, segundo os professores. Discutimos como tais ideias sobre quem é ou não “público da inclusão” produzem simultaneamente o medo do fracasso e a esperança da salvação, articulando com o paradoxo existente entre inclusão e performatividade. Finalmente, defendemos que inclusão e exclusão são conceitos que se constituem mutuamente, em constante autorregulação.

Autor/innen-Biografien

Kemily Toledo-Quiroga, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com bolsa Faperj Nota 10. Doutoranda em Educação também pela UFRJ. Foi Professora Substituta de Ciências e Biologia noInstituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp/UERJ).É integrante do Grupo de Estudos em História do Currículo, que é parte do Núcleo de Estudos do Currículo da Faculdade de Educação da UFRJ.

Clayton Torres Felizardo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), do Departamento de Atendimento Educacional Especializado (DAEE). Coordenador do Projeto de Extensão Alfabetização Científica e Inclusiva: Ciências com todas(os) e para todas(os) - (CEH/PRB/UERJ). Atua como Professor-tutor a Distância da pós-graduação em Educação Especial e Inovação Tecnológica (UFRRJ), e também como Tutor Presencial da graduação em Ciências Biológicas (UERJ/CEDERJ) das disciplinas de Elementos da Ecologia e Conservação, Botânica 1, Instrumentação para o Ensino de Ciências e Educação Ambiental. Mestre em Educação Básica (UERJ). Pós-graduando em Educação Ambiental (UFPEL). Possui pós-graduações em: Educação Inclusiva (IFMG); Educação a Distância (IFRO); Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (UFPI); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (UFPI); e Ensino de Ciências e Biologia (UFRJ). Graduado em Ciências Biológicas (UERJ). Possui experiência como bolsista de Iniciação Científica em Bioquímica (UFRRJ). Foi bolsista do PIBID CAPES UERJ na área de Educação Especial Inclusiva, desenvolvendo experimentos e também jogos adaptados e interdisciplinares de Biologia, Química e Física. Membro do grupo de pesquisa Alfabetização Científica e o Ensino de Ciências da Natureza e Matemática na Educação Básica (ACECIMEB/PPGEB/UERJ).

Ingrid Carla Aldicéia Oliveira do Nascimento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestra em Ensino em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Participou do grupo de pesquisa Plano de Desenvolvimento da Educação nos Municípios da Baixada Fluminense: concepções e práticas (FAPERJ) e do Projeto de Extensão Educação como Política Pública. Pós-graduada em Psicopedagogia (UERJ); Neurociência aplicadas à Aprendizagem (UFRJ); Docência em ênfase na Educação Inclusiva (IFMG). Professora do Ensino Fundamental na rede municipal do Rio de Janeiro, atua com Atendimento Educacional Especializado em sala de recursos multifuncional. Tem como principal interesse de pesquisa o desenvolvimento das funções executivas por estudantes com Transtorno do Espectro Autista.

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Veröffentlicht

2025-12-03

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