A saúde enquanto tema transversal em livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Marcelli Evans Telles dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniel Morin Ocampo Universidade Federal de Santa Maria
  • Mario Olavo da Silva Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Diogo Onofre Gomes de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vanderlei Folmer Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n1p53

Resumo

Este estudo objetivou verificar a presença de conteúdos relacionados à saúde, enquanto Tema Transversal, em livros didáticos de Ciências distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático. Foram analisados oito volumes destinados aos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, para a eleição dos critérios e categorias de análise utilizou-se como referência o documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais, correspondente à apresentação dos Temas Transversais, e os documentos específicos sobre o Tema Transversal saúde. Como resultados, a saúde não foi tratada como Tema Transversal, apenas poucos conteúdos aproximaram-se dessa abordagem. Torna-se indispensável que outros recursos e outras fontes de informações sejam utilizados em complemento ao livro didático, pois o mesmo não pode servir como único suporte didático para o estudo da saúde enquanto um Tema Transversal.

Biografia do Autor

Marcelli Evans Telles dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, como bolsista CAPES/INEP do Programa Observatório da Educação. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Daniel Morin Ocampo, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS e especialização em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Tem mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e atualmente é doutorando no mesmo programa.

Mario Olavo da Silva Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS e especialização em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Diogo Onofre Gomes de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas, mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorado na University of London. Atualmente é orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Maria e pós-doutorado em Bioquímica pela Universidade de Lisboa. Atualmente é orientador nos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, professor adjunto no Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA e coordenador do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ) da UNIPAMPA.

Downloads

Publicado

2015-05-19

Edição

Seção

Artigos