O conceito de tempo no ensino de física: perfis epistemológicos e culturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p3

Resumo

O artigo discute os resultados de uma pesquisa empírica de natureza exploratória e diagnóstica, realizada em instituições de ensino particulares do estado de São Paulo, voltada para a discussão da fundamental relação entre perfis epistemológicos e culturais para o ensino de ciências. Em termos metodológicos, analisamos as concepções de tempo de três alunas, sendo uma do ensino fundamental, uma do ensino médio e outra do ensino superior, utilizando como referencial teórico a epistemologia de Gaston Bachelard, mais especificamente a noção de perfil epistemológico, e de diferentes concepções de tempo oriundas da física e da filosofia. Partindo dos relatos dos sujeitos, buscou-se a análise de seus perfis epistemológicos, da existência de influências culturais na constituição desses perfis, além da análise das práticas culturais das alunas segundo três categorias: cultura humanística, cultura científica e cultura de massa.



Biografia do Autor

Paulo Henrique Souza, Universidade Metropolitana de Santos/Instituto Parthenon

Doutor e Mestre em Ciências(Ênfase em Ensino de Física)  pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciência  da Universidade de São Paulo, além de licenciado em Física pela mesma instituição. Atua como professor nas áreas de ensino superior e básico, possuindo ampla experiência na área de Epistemologia e História da Ciência. É professor titular das Faculdades Metropolitanas de Santos.

Leonardo André Testoni, Universidade Federal de São Paulo

Doutor e Mestre em Educação (ênfase em Ensino de Física) pela Universidade de São Paulo. Graduado em Física pela Universidade de São Paulo. É professor adjunto na Universidade Federal de São Paulo, atuando nas áreas de Didática da Física e Formação de Professores.

Guilherme Brockington, Universidade Federal de São Paulo

Doutor e Mestre em Educação (ênfase em Ensino de Física) pela Universidade de São Paulo. Graduado em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É professor adjunto na Universidade Federal de São Paulo, atuando nas áreas de Ensino de Física e Neurociência aplicada à Educação.

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Publicado

2016-11-24

Edição

Seção

Artigos