Formação de professores e ensino de química: reflexões a partir do livro Serões de Dona Benta de Monteiro Lobato e da pedagogia de Paulo Freire

Autores

  • Marcelo Pimentel da Silveira Universidade Estadual de Maringá
  • João Zanetic Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p61

Resumo

O trabalho discute a veia pedagógica de Monteiro Lobato, a partir da leitura da sua obra infantil, particularmente os Serões de Dona Benta, buscando identificar trechos onde apareciam abordagens específicas de conhecimentos químicos interpretados à luz da pedagogia de Paulo Freire, com destaque às noções de pedagogia da pergunta, curiosidade epistemológica e saberes necessários à formação de um professor crítico e reflexivo, na perspectiva de evidenciar as contribuições que as relações entre literatura e ciências podem trazer para o ensino da química. Nossa análise expõe que a ciência apresentada por Dona Benta exemplifica um professor que vai além de uma discussão estritamente centrada na especificidade da ciência ou dos conceitos químicos, por meio da pedagogia da pergunta, revelando que os Serões apresentam um potencial para problematizar questões a respeito da prática docente.  Dona Benta, por exemplo, deixa evidente que formar não é treinar; ensinar não é transferir conteúdos e utiliza o diálogo, a problematização e a curiosidade como opção metodológica.

Biografia do Autor

Marcelo Pimentel da Silveira, Universidade Estadual de Maringá

Bacharel em Química pela UNESP - Araraquara, licenciado em Química pela Faculdade Oswaldo Cruz, mestre e doutor em Ensino de Ciências pela USP, atualmente é professor adjunto e coordenador subprojeto de Química junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), atuando principalmente com os seguintes temas: formação de professores, experimentação e relações entre ciência e arte, especificamente, química e literatura.

João Zanetic, Universidade de São Paulo

Graduação em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), mestrado em Física pelo IFUSP, mestrado em Science Education pela Universidade de Londres, doutor em Ensino de Física pela Faculdade de Educação da USP, atualmente é professor sênior (aposentado) do IFUSP. Tem experiência na área de pesquisa em ensino de física, atuando principalmente com os seguintes temas: história da física, epistemologia, física e literatura e cultura científica.

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Publicado

2016-11-24

Edição

Seção

Artigos