Pangênese e a hereditariedade: uma abordagem histórico-filosófica no ensino fundamental

Autor/innen

  • Priscila do Amaral Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0003-1645-3250
  • Andréia Guerra Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p143

Abstract

Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo é analisar que elementos sobre a construção da ciência são problematizados por alunos e alunas do oitavo ano do ensino fundamental num estudo histórico-contextual sobre a hereditariedade, a partir da apresentação a hipótese da pangênese, elaborada por Charles Darwin. A pesquisa foi desenvolvida ao longo de uma intervenção pedagógica baseada na estratégia denominada de três eixos, que busca uma abordagem mais contextual da ciência, apresentando elementos artísticos, técnicos e científicos do período estudado.  A metodologia da pesquisa-ação foi utilizada para a construção da pesquisa e os dados coletados foram analisados a partir do referencial da análise textual discursiva.  Dentre os resultados discutidos, destaca-se que os discentes problematizaram questões contextuais como a escravidão no Brasil. Ao longo da pesquisa foram observados alguns desafios relacionados à inserção de história da ciência no ensino fundamental, à abordagem cultural da ciência, indicando perspectivas de pesquisas futuras.

Autor/innen-Biografien

Priscila do Amaral, Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestra em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET/RJ. É professora da rede estadual do ensino do Rio de Janeiro desde 2009. É especialista em Educação Ambiental pela Universidade Candido Mendes e em Ensino de Ciências pelo Instituto de Bioquímica da UFRJ. Participa do Grupo de Pesquisa em História e Filosofia da Ciência no Ensino do CEFET/RJ e é membro associado à ABRAPEC (Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências) e ao IHPST (International History, Philosophy and Science Teaching Group).

Andréia Guerra, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Licenciada em Física e doutora em História da Ciência na Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ. É professora do CEFET/RJ, onde atua no programa de pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) e é uma das coordenadoras do grupo de História da Ciência e Ensino dessa instituição. É coautora das coleções Breve História da Ciência Moderna (Editora Zahar) e Ciência no Tempo (Editora Atual). É editora adjunta da área de História da Ciência e Ensino do Caderno Brasileiro de Ensino de Física. É membro da ABRAPEC, da SBHC, da SBF, da International Organization for Science and Technology Education (IOSTE), da European Science Education Research Association (ESERA) e do International History, Philosophy and Science Teaching Group (IHPST). Trabalhou na organização de eventos nacionais como Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física e como chair do International History, Philosophy and Science Teaching Group Conference (2015) - Rio de Janeiro. Atuação de pesquisa: história, filosofia e sociologia da ciência, ensino de ciências e formação de professores. Trabalha com difusão de ciência e tecnologia.

Veröffentlicht

2017-05-30

Ausgabe

Rubrik

Artigos