No desarranjo do arranjo: processos formativos em experimentação com geometrias

Autor/innen

  • Margareth Sacramento Rotondo Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Leandro Barreto Dutra Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n3p55

Abstract

Uma pesquisa em Educação Matemática apostou numa política cognitiva inventiva e no pensamento não dogmático como modo de atentar-se à variância presente no imanente do viver. Trouxe experimentação com dispositivo do circo - tecido aéreo preso em um abacateiro – que fez nascer geometrias e existires.  Barbantes e cadernos e fotos fizeram arrastar  língua e matemática, que gaguejaram. Modos de operar com geometrias inventadas nasceram no desarranjo do arranjo. Junto a isto, processos formativos em invenção com tecido, com barbante, com risos, com riscos, com saber-sabor produzindo-se com geometrias. Adolescentes e professores e professoras em formação arriscando-se no perder-se de seus territórios, no tombamento de seus rostos e suas tantas significações na processualidade da formação, inventam-se com geometrias inventadas. O mapeamento da processulidade vívida destes processos formativos compuseram-se junto a uma política de narratividade que banhou-se em afetos do jogo Branco-Augusto da palhaçaria e das filosofias da diferença.

 

Autor/innen-Biografien

Margareth Sacramento Rotondo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFJF. Pesquisadora Associada ao Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia (NEC), grupo certificado pelo CNPq. Líder do Travessia Grupo de Pesquisa, grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. Pós-doutora em Educação Matemática na Universidade Estadual Júlio Mesquita (UNESP- Rio Claro) com supervisão do prof. Dr. Roger Miarka. Doutora em Educação Matemática pela mesma instituição (2010). Mestre em Educação pelo Centro de Ensino Superiror de Juiz de Fora (2006). Especialista em Educação para a Ciência pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001). Especialista em Matemática pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1996). Graduada em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986). Mantém especial interesse pelos seguintes temas: formação, educação, educação matemática, políticas da cognição, experiência, produção de subjetividade.

Leandro Barreto Dutra, Universidade do Estado do Amazonas

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). Mestre em Educação pela mesma Universidade (2015). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC) sob orientação da professora Dra. Elizabeth Antonia Leonel Martines. Pesquisador do grupo de pesquisa Alternativas Inovadoras para o Ensino de Ciências Naturais na Amazônia (AIECAM) e também do grupo Divulgação e Difusão Científica para a Educação e Ensino de Ciências no Amazonas. Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado do Amazonas - UEA e Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Ensino de Ciências e Biologia, Linguagem e Conhecimento. Trabalhou como ator em diversos grupos de teatro e estuda palhaçaria desde 2008, recriando em si o palhaço Fonfon onde se reinventa na liberdade de ser.

Veröffentlicht

2018-12-12

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