As trajetórias dos estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade e da política científica e tecnológica na Ibero-América

Autores

  • Renato Dagnino Departamento de Política Científica e Tecnológica, UNICAMP

Resumo

Existe na Ibero-américa um hiato entre a orientação da Política Científica e Tecnológica (PCT) e a perspectiva dos ECTS que pode ser caracterizado através da análise das trajetórias de três países: Argentina, Brasil e Espanha. Eles são o foco do trabalho. Seus objetivos são: (1) explicar porque, sendo uma das finalidades dos ECTS a introdução de sua perspectiva na agenda da PCT, através do debate público e da formação de profissionais, isto não tem ocorrido; (2) argumentar que esse hiato vem se ampliando porque os fazedores da PCT estão influenciados pelo marco analíticoconceitual da Teoria da Inovação, acriticamente adotado na ibero-américa; (3) mostrar que a busca de convergência entre os ECTS e a PCT depende de um debate sobre ESCT no interior da comunidade de pesquisa e da concepção de estratégias de extensão, pesquisa, e docência em ECTS que levem à formação de uma nova geração de fazedores de política.

Biografia do Autor

Renato Dagnino, Departamento de Política Científica e Tecnológica, UNICAMP

Professor Titular da UNICAMP e tem atuado como Professor Convidado em universidades do Brasil e do exterior. Graduou-se em Engenharia em Porto Alegre e estudou Ciências Humanas e Economia no Chile e no Brasil, onde fez o Mestrado e o Doutorado. Sua Livre Docência na Unicamp e seu Pós-Doutorado na Universidade de Sussex são no ampo dos Estudos Sociais da C&T. Desde 1977, na UNICAMP, envolveu-se em projetos pioneiros na América Latina, como a primeira incubadora tecnológica da região e o seu primeiro centro dedicado à Política de C&T. Alcançou reconhecimento internacional na década de 80 na análise da P&D e produção militares. Dedica-se atualmente à análise do processo decisório da C&T (das suas agendas, do modelo cognitivo e do comportamento dos seus atores), à Economia Solidária e à Tecnologia Social visando à construção de um estilo de política de C&T aderente ao cenário da democratização em curso na América Latina. Publicou cerca de 70 artigos, 40 capítulos e livros, e orientou mais de 30 mestres e doutores. Seus últimos livros, publicados pela editora da Unicamp, são “Ciência e Tecnologia no Brasil: o processo decisório e a comunidade de pesquisa” e “Neutralidade da ciência e determinismo tecnológico”.

Downloads

Publicado

2008-07-01

Edição

Seção

Artigos