Literatura, arte e ciência
Resumen
Fernando Antônio Nogueira Pessoa (1988-1935), além de escrever “por ele mesmo”, foi eternizado pelos heterônimos de Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro Campos. Ao fazer a história de seus heterônimos, em uma carta a Adolfo Casais Monteiro (1935), Fernando Pessoa conta que no dia 8 de março de 1914, tomado de um êxtase inexplicável, escreveu em torno de trinta poemas. Nesse dia tinha nascido Alberto Caeiro, chamado por ele mesmo de “mestre”. Em seguida, uma vez tendo o mestre, tentou achar uns discípulos. “Surgiu-me impetuosamente um novo indivíduo. Num jacto, e à máquina de escrever, sem interrupção nem emenda, surgiu a Ode Triunfal de Álvaro de Campos”.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
