Memórias ilustradas: aproximações entre formação docente, imagens e personagens botânicos

Autores

  • Clara de Carvalho Machado Universidade Federal Fluminense
  • Marise Basso Amaral Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n2p7

Resumo

O presente artigo discute uma dimensão mais cultural do ensino de Botânica a partir do uso de memórias ilustradas dos alunos de licenciatura sobre essa temática. O trabalho tem como base a discussão da cegueira botânica e a importância de atribuir às plantas identidade e protagonismos nas intervenções de ensino e aprendizagem. Tal dimensão pode ser construída a partir do resgate das histórias, das memórias pessoais dos alunos, bem como das narrativas culturais sobre os personagens botânicos em filmes, documentários, música, poesias, ciências, literatura etc. O trabalho desenvolveu-se principalmente a partir dos desenhos e fotografias reunidos pelos alunos e as histórias a eles relacionadas ao longo de três encontros. Essa atividade levou para o ensino de botânica a utilização de imagens e cenários pouco explorados pelo currículo escolar, mas que, no decorrer das atividades, se mostraram potencializadores de uma experiência plena de sentido.

Biografia do Autor

Clara de Carvalho Machado, Universidade Federal Fluminense

É licenciadaem Ciências Biológicaspela Universidade Federal Fluminense. Atualmente cursa o bacharelem Ciências Biológicasna mesma Universidade. É bolsista do projeto de extensão Ensino de Ciências para Séries Iniciais e Educação Infantil. Atualmente, realiza trabalhos de extensão no projeto Conhecendo Outras Plantas Alimentícias e participa do projeto de pesquisa Estudos Etnobotânicos nas Comunidades Tradicionais de Niterói.

Marise Basso Amaral, Universidade Federal Fluminense

É licenciadaem Ciências Biológicaspela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado e doutorado em educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação dessa mesma instituição (PPG-EDU/UFRGS). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF), na Faculdade de Educação, no departamento Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE). Trabalha as disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino oferecida aos licenciandosem Ciências Biológicas, participa do grupo de pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC) e no momento é coordenadora do Sub-projeto Biologia junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

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Publicado

2015-06-05

Edição

Seção

Artigos