The STS perspective in the initial training of physics teachers: studying concepts from a bakhtinian analysis

Authors

  • Diomar Caríssimo Selli Deconto Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia
  • Cláudio José de Holanda Cavalcanti Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernanda Ostermann Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p87

Abstract

This paper analyzed the understandings of future teachers in physics about Science, Technology and Society STS interrelationships. From a questionnaire applied to 11 students of the discipline "Methodology of Physical Education," in which the STS perspective would later study, data were collected on the initial understanding on the STS. These data were analyzed from the theoretical and methodological framework of Bakhtin's theory associated with STS assumptions, based on the work of Strieder (2012). The developed analysis were identified confusing and ambiguous understandings about the STS interrelations marked by a degree of reduced development aligned with common sense positions whose teacher training should discuss and assist in a possible overrun.

Author Biographies

Diomar Caríssimo Selli Deconto, Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia

É licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e mestre em Ensino de Física pela mesma universidade (2014). Atualmente é estudante de Doutorado em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, desde 2014, professor do Instituto Federal Catarinense, atuando em cursos técnicos e no curso de Licenciatura em Física. Tem se dedicado principalmente à área de formação de professores, ao estudo da perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade e à abordagem sociocultural no ensino de Física.

Cláudio José de Holanda Cavalcanti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Física pela mesma universidade (2001). Por aprovação em concurso público, desde junho de 2006 é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em regime de dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Modernização Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea no ensino médio e outros temas relevantes em Ensino de Física.

Fernanda Ostermann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem Mestrado e Doutorado na área de ensino de Física, ambos também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. De1989 a1992, atuou como professora de Física na rede estadual de ensino de Porto Alegre. Por concurso público, ingressou como professora, em 1994, no Departamento de Física da UFRGS e, atualmente, ocupa o cargo de Professora Associado IV. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Física, no período de novembro de2006 afevereiro de 2010. Atualmente é Editora-adjunta do Caderno Brasileiro de Ensino de Física e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Latino-americano de Estudos Avançados - ILEA. É também líder de grupo de pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de Física Moderna e Contemporânea, abordagem sociocultural no ensino de Física.

Published

2016-11-24

Issue

Section

Artigos