A perspectiva ciência, tecnologia e sociedade na formação inicial de professores de física: estudando concepções a partir de uma análise bakhtiniana

Autor/innen

  • Diomar Caríssimo Selli Deconto Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia
  • Cláudio José de Holanda Cavalcanti Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernanda Ostermann Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p87

Abstract

Neste trabalho são analisadas as compreensões de licenciandos em Física sobre as inter-relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A partir de um questionário aplicado a 11 estudantes cursantes da disciplina “Metodologia do Ensino de Física”, na qual a perspectiva CTS seria posteriormente estudada, foram coletados dados sobre a compreensão inicial relativa ao CTS. Tais dados foram analisados a partir do marco teórico-metodológico da teoria de Bakhtin associado a pressupostos CTS, tomando como base o trabalho de Strieder (2012). Pela análise desenvolvida foi possível identificar compreensões confusas e ambíguas sobre as inter-relações CTS, marcadas por um grau de elaboração reduzido alinhado a posicionamentos de senso comum, cuja formação docente deve problematizar e auxiliar em uma possível superação.

Autor/innen-Biografien

Diomar Caríssimo Selli Deconto, Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia

É licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e mestre em Ensino de Física pela mesma universidade (2014). Atualmente é estudante de Doutorado em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, desde 2014, professor do Instituto Federal Catarinense, atuando em cursos técnicos e no curso de Licenciatura em Física. Tem se dedicado principalmente à área de formação de professores, ao estudo da perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade e à abordagem sociocultural no ensino de Física.

Cláudio José de Holanda Cavalcanti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Física pela mesma universidade (2001). Por aprovação em concurso público, desde junho de 2006 é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em regime de dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Modernização Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea no ensino médio e outros temas relevantes em Ensino de Física.

Fernanda Ostermann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem Mestrado e Doutorado na área de ensino de Física, ambos também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. De1989 a1992, atuou como professora de Física na rede estadual de ensino de Porto Alegre. Por concurso público, ingressou como professora, em 1994, no Departamento de Física da UFRGS e, atualmente, ocupa o cargo de Professora Associado IV. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Física, no período de novembro de2006 afevereiro de 2010. Atualmente é Editora-adjunta do Caderno Brasileiro de Ensino de Física e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Latino-americano de Estudos Avançados - ILEA. É também líder de grupo de pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de Física Moderna e Contemporânea, abordagem sociocultural no ensino de Física.

Veröffentlicht

2016-11-24

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Artigos