Concepções prévias de alunos iniciantes de um curso de graduação na área de ciências exatas e tecnologia sobre a visualização da mesma face lunar do referencial terrestre

Autores

  • Adriano Luiz Fagundes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tatiana da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marta Feijó Barroso Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n2p223

Resumo

Identificam-se neste trabalho quatro concepções prévias bem delimitadas sobre a questão da possibilidade de visualização da mesma face lunar do referencial da Terra. Essas concepções são apresentadas por alunos iniciantes de um curso universitário na área de ciências exatas e tecnologia. São elas a Lua sem rotação (LSR), a Lua com rotação como justificativa contrária (LCR), a sincronia das rotações da Terra e da Lua (DRT) e, por fim, a confusão com as fases da Lua (CFL). Apresentam-se os resultados de aprendizagem de 77 estudantes após a utilização autônoma de uma animação sobre o assunto. Eles mostram que metade passa a compreender corretamente o fenômeno e cerca de 40% permanece com uma dessas concepções após a intervenção.

Biografia do Autor

Adriano Luiz Fagundes, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Física pela UFSC. Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC. Atuou como bolsista estágio-docência e articulador pedagógico pelo Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste (PQLP) entre abril de 2014 e julho de 2015. Atualmente é doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC

Tatiana da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Física (IF/UFRJ), Professora Associada I do Departamento de Física (UFSC). Experiência em desenvolvimento de materiais didáticos hipermídia para educação na modalidade a distância. É orientadora de mestrado e doutorado do PPGECT/UFSC e integrante do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física (FSC/CFM/UFSC).

Marta Feijó Barroso, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É graduada em Física pela UFRJ. Mestre e doutora em Física pela UFRJ. Desenvolveu atividades de pós-doutoramento (1994 a 1996) no ECT* (Trento, Itália), em temas de física nuclear de altas energias, e (em 2007) no Departamento de Educação da PUC-RJ, em temas relacionados à avaliação em ensino de ciências. Atualmente é professora associada do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem interesse na área de Ensino de Física e de Ciências, e em Física.

Downloads

Publicado

2017-11-24

Edição

Seção

Artigos