Geometry and murder on the "Mathematics Express"

Authors

  • Claudi Alsina Català Universitat Politècnica de Catalunya
  • Marcílio Dias Henriques Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n3p233

Abstract

This article is an commented, expanded and adapted translation, temporally and geographically, of a text in the style of metaphorical narrative of a work of fiction by Agatha Christie, written and presented by professor ClaudiAlsinaiCatalà, in conference form, at the III Ibero-American Symposium on Teaching Mathematics, promoted in 1991 by the OEI, in Buenos Aires, a conference whose transcription has served as reference for many works around the world related to the practice or research in Geometric Education. This commented translation aims to raise institutional, formative and professional issues related to the different geometries that are taught from elementary school to post-graduation, in order to bring to the lusophone people reader some references and contextualizations for analysis of the original text, without opening hand of the prerogative of the political positioning of both, the author and the translator, regarding such issues related to the teaching of Geometry.

Author Biographies

Claudi Alsina Català, Universitat Politècnica de Catalunya

Professor-pesquisador da Universidade Politécnica de Catalunha (Espanha), há 33 anos. Possui graduação e doutorado em Ciências Matemáticas pela Universidade de Barcelona e PhD pela Universidade de Massachusetts (EUA). Publicou mais de 60 livros, mais de 400 artigos e orientou 16 teses de doutorado. Foi diretor geral de universidades, conselheiro e presidente de mais de 40 organizações acadêmicas e administrativo-departamentais e recebeu 14 prêmios e honrarias por seus valiosos trabalhos nos campos da educação, produção e divulgação científica. É especialista em equações funcionais, desigualdades, lógica fuzzy, espaços métricos probabilísticos, geometria de Gaudí, visualização de demonstrações sem palavras, educação matemática,divulgação científica e maquetes arquitetônicas em escala 1:12. Proferiu mais de 1000 conferências e palestras ao redor do mundo.

Marcílio Dias Henriques, Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora

Professor do Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora (Minas Gerais, Brasil), há 13 anos. Pesquisador do Núcleo de Investigação, Divulgação e Estudos em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desde 2006. Foi membro da Diretoria Regional Minas da Sociedade Brasileira de Educação Matemática por duas gestões (2010-2016). Possui Especialização em Educação Geométrica e Mestrado Profissional em Educação Matemática pela UFJF. Nos últimos 12 anos, participou da organização de 10 eventos da área de Educação Matemática, entre feiras, encontros e congressos internacionais. É bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da CAPES, desde 2012, como supervisor do projeto de formação docente PIBID/UFJF/Matemática, diplomado pela OEI e pelo Banco Mundial em Bogotá (out.2018), no I Seminário Regional de Inovação em Formação Docente, promovido pelo Programa Regional para Desenvolvimento da Profissão Docente na América Latina e Caribe (PREDALC) da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e Banco Mundial, em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA).

Published

2018-12-12

Issue

Section

Edição temática