Geometria e o assassinato no "Mathematics Express"

Autores

  • Claudi Alsina Català Universitat Politècnica de Catalunya
  • Marcílio Dias Henriques Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n3p233

Resumo

Este artigo é uma tradução comentada, ampliada e adaptada, temporal e geograficamente, de um texto no estilo de narrativa metafórica baseado em uma obra de ficção de Agatha Christie, escrito e apresentado em forma de conferência pelo professor Claudi Alsina i Català, no III Simpósio Ibero-americano sobre o Ensino da Matemática, promovido em 1991, pela OEI, em Buenos Aires, conferência tal cuja transcrição tem servido de referência para muitos trabalhos, em todo o mundo, ligados à prática ou à pesquisa em Educação Geométrica. Esta tradução comentada tem por objetivo levantar questões institucionais, formativas e profissionais relativas às diversas geometrias que são ensinadas desde a escola básica até as pós-graduações, de forma a trazer ao leitor lusófono algumas referências e contextualizações para análise do texto original, sem abrir mão da prerrogativa do posicionamento político tanto do autor quanto do tradutor, no que tange a tais questões, ligadas ao ensino da Geometria.

Biografia do Autor

Claudi Alsina Català, Universitat Politècnica de Catalunya

Professor-pesquisador da Universidade Politécnica de Catalunha (Espanha), há 33 anos. Possui graduação e doutorado em Ciências Matemáticas pela Universidade de Barcelona e PhD pela Universidade de Massachusetts (EUA). Publicou mais de 60 livros, mais de 400 artigos e orientou 16 teses de doutorado. Foi diretor geral de universidades, conselheiro e presidente de mais de 40 organizações acadêmicas e administrativo-departamentais e recebeu 14 prêmios e honrarias por seus valiosos trabalhos nos campos da educação, produção e divulgação científica. É especialista em equações funcionais, desigualdades, lógica fuzzy, espaços métricos probabilísticos, geometria de Gaudí, visualização de demonstrações sem palavras, educação matemática,divulgação científica e maquetes arquitetônicas em escala 1:12. Proferiu mais de 1000 conferências e palestras ao redor do mundo.

Marcílio Dias Henriques, Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora

Professor do Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora (Minas Gerais, Brasil), há 13 anos. Pesquisador do Núcleo de Investigação, Divulgação e Estudos em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desde 2006. Foi membro da Diretoria Regional Minas da Sociedade Brasileira de Educação Matemática por duas gestões (2010-2016). Possui Especialização em Educação Geométrica e Mestrado Profissional em Educação Matemática pela UFJF. Nos últimos 12 anos, participou da organização de 10 eventos da área de Educação Matemática, entre feiras, encontros e congressos internacionais. É bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da CAPES, desde 2012, como supervisor do projeto de formação docente PIBID/UFJF/Matemática, diplomado pela OEI e pelo Banco Mundial em Bogotá (out.2018), no I Seminário Regional de Inovação em Formação Docente, promovido pelo Programa Regional para Desenvolvimento da Profissão Docente na América Latina e Caribe (PREDALC) da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e Banco Mundial, em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA).

Downloads

Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Edição temática