The CTS approach and critical mathematics education as a teaching-learning strategy in teacher training in mathematics

Authors

  • Maria de Fátima Costa Sbrana Universidade Federal do ABC
  • Evonir Albrecht Universidade Federal do ABC - UFABC
  • Marcia Aguiar Universidade Federal do ABC - UFABC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p3

Abstract

This article is based in a master´s research and to discuss relevant aspects of a continuing education course for teachers who teach mathematics, based on the CTS approach (Science, technology and society) and Critical Mathematics Education approaches. The research qualitative, occurred in two moments. First, we performed an analysis of mathematics issues contained in the ENEM (National High School Exam) (2012-2016), to investigate if such questions had in their context, questions related to the CTS approach. In a second moment, considering the tripod: Teaching, Research and Extension, we developed a continuing education course, based on the CTS and EMC approaches, to identify how teachers understand the CTS and EMC approaches and how they incorporate the theme in their practice, and build with teachers, contextualized strategies for teaching mathematics. The analyzed questions were used as a teaching-learning tool to discuss possibilities to include the CTS and EMC approaches in mathematics teaching. We observed that teachers did not know the CTS and EMC approaches; either did they consider the subject matter in their practice. In this way, we emphasize the importance of continuing education courses, as it presents the teacher with new didactic-pedagogical strategies, as well as, it allows important discussions about their practice.

Author Biographies

Maria de Fátima Costa Sbrana, Universidade Federal do ABC

Mestre em Ensino e História das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC, especialista em Educação Matemática pela Faculdade Oswaldo Cruz, bacharel em Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André e licenciada em Matemática e Física pela Universidade Metodista de São Paulo, colaboradora do grupo de pesquisa Gecimas - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação em Ciências, Matemática e Sexualidade na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática na UFABC. Atualmente é professora de Matemática na rede pública municipal e autora de livros didáticos.

fatima.sbrana@ufabc.edu.br

Evonir Albrecht, Universidade Federal do ABC - UFABC

Formado em Magistério, para atuar com os anos iniciais da Educação Básica pelo Colégio Cenecista Marechal Arthur da Costa e Silva de Guarujá do Sul, SC; Atuou nos anos iniciais por quatro anos; Licenciado em Matemática com habilitação em Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina; Especialista em Psicopedagogia e Ensino de Física; Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul; Professor das redes públicas municipais e estaduais de Educação Básica nos estados de Santa Catarina e São Paulo; Professor nas Universidades Nove de Julho e Cruzeiro do Sul na cidade de São Paulo; Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do ABC na graduação e pós-graduação. Atua junto ao Programa de Pós-Graduação da UFABC, nas linhas de pesquisa: ensino, aprendizagem, currículo, CTS, estágio supervisionado, ensino de astronomia.

Marcia Aguiar, Universidade Federal do ABC - UFABC

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2014). Lecionou em escolas públicas e particulares no Ensino Básico e, em Ensino Superior. Autora de Matemática do Programa Acelera Brasil do Instituto Ayrton Senna. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do ABC. Sua área de pesquisa está relacionada ao Ensino de Matemática, Ensino de Álgebra e Formação de Professores.

References

AULER, D. Enfoque ciência-tecnologia-sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, v. 1, p. 01-20, 2007.

AULER, D. Novos caminhos para a educação CTS: ampliando a participação. In: SANTOS, W. L. P.; AULER D. (Org.), CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Universidade de Brasília, 2011. p. 73-97.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BAZZO, W. A.; PALACIOS, E.M.G., GALBARTE, J. C. G.; LINSINGEN, I. V., CEREZO, J. A. L.; LUJÁN, J. L.; VALDÉS, C. Introdução aos estudos CTS Ciência, Tecnologia e Sociedade. Cadernos de Ibero-América, Editora OEI, 2003. Disponível em:

https://www.oei.es/historico/salactsi/introducaoestudoscts.php. Último acesso: 08 nov.2018

BAZZO, W. A.; CURY, H. N. Formação crítica em matemática: uma questão curricular? Bolema, v.1 4, n. 16, p. 29-47, 2001.

BIZZO, N. M.V. Pensamento científico: a natureza da ciência no ensino fundamental. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2013.

BORBA, M. C.; SKOVSMOSE, O. A ideologia da certeza em educação Matemática. In: SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica – A Questão da Democracia. Campinas: Papirus, 2011.

BRASIL. ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio: documento básico. Inep. Brasília, 2002.

CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? Tradução: Raul Filker. São Paulo: Brasiliense, 1993.

CHAUÍ, M. Um convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

DAL-FARRA, R. A. Matemática e educação matemática: aproximações epistemológicas, cultura e discursos contemporâneos. Zetetiké: Revista de Educação Matemática; v. 18, n. temático, p. 504-544, 2010.

FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino de Matemática no Brasil. Zetetiké: Revista de Educação Matemática, v. 4, n. 01, p. 1-36, 1995.

FIORENTI, D. A formação Matemática e didático pedagógica nas disciplinas da licenciatura em Matemática. Revista de Educação, v. 10, n. 18, p. 107-115, 2005.

FOUREZ, G. A construção das Ciências: introdução à Filosofia e à ética das Ciências. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GUAZELLI, I. R. B.; MACIEL, M. D.; SOLIGO, M. G.; NASCIMENTO, D. S.; MACEDO, H. C. Alfabetização científica crítica e cultura em uma perspectiva CTSA. In: AMARAL C. L. C.; CURI E. (Org.), Pesquisas e Práticas de Ensino em Química & Biologia. São Paulo: Terracota, 2009. p. 12-41.

LIMA, R. S.; PIMENTEL, L. C. F.; AFONSO, J. C. O despertar da radioatividade ao alvorecer do século XX. Química Nova na Escola, v. 33, p. 93-98, 2011.

MORIN, E. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da Educação Brasileira. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciênicas, v. 2, n. 2, p. 133-162, 2002.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, M. E. V. M. A dimensão CTS do ensino das ciências: fundamentos, contextos e desafios. In: MACIEL, M. de L.; AMARAL, C. L. C.; GUAZELLI, I. R. B. (Org.) Ciência, tecnologia e sociedade: pesquisa e ensino. São Paulo: Terracota, 2010, p. 71-91.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências; v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.

SBRANA, M. F. C. A contextualização da Matemática a partir da abordagem cts na perspectiva da educação Matemática crítica. Dissertação de mestrado em Ensino e História das Ciências e Matemática - Universidade Federal do ABC, Santo André, 2017.

SEPINI, R.P.; MACIEL, M. D. Como o ensino de questões relacionadas com natureza da ciência e tecnologia pode contribuir para a formação de futuros professores. Indagatio Didactica, v. 8, n. 1, p. 739-751, 2016.

SILVA, M. P.; ALBRECHT, E. A formação de professores sob o enfoque da ciência, tecnologia e sociedade. In: MACIEL, M. de L.; AMARAL, C. L. C.; GUAZELLI, I. R. B. (Org.) Ciência, tecnologia e sociedade: pesquisa e ensino. São Paulo: Terracota, 2010. p. 157-164.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2011.

SKOVSMOSE, O. Ole Skovsmose e sua educação Matemática crítica. Entrevista concedida CEOLIM, A. J.; HERMANN, W. Revista Paranaense de Educação Matemática, v.1, 2012. Disponível em: http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/860. Último acesso em: 08 nov.2018.

Published

2019-11-29

Issue

Section

Artigos