Concepções sobre ciência e fazer científico de estudantes de um curso normal e possíveis implicações nas atitudes futuras desses professores

Autores

  • Alvori Vidal Rodrigues Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul
  • Thaísa Jacintho Müller Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Regis Alexandre Lahm Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • João Bernardes da Rocha Filho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p65

Resumo

Diante da relevância da ciência na pós-modernidade e de sua contribuição à humanidade, a concepção dos estudantes sobre a ciência e o fazer científico tornou-se objeto de estudo acadêmico. Esta investigação analisou as concepções sobre a ciência e o fazer científico em estudantes de um Curso Normal público do Sul do Brasil, futuros professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Lançou-se mão de uma metodologia qualitativa-compreensiva, de caráter interpretativo, a partir das respostas dos participantes a uma questão aberta e representação gráfica sobre ciência e cientistas, usando-se a Análise Fenomenológica Hermenêutica (AFH). Concluiu-se que, para estes participantes, a ciência é basicamente experimental e usa o método científico padrão, sendo praticada por homens com fraca vida social, movidos por um alto idealismo. No final do artigo são tecidos comentários sobre as implicações dessas concepções nas futuras práticas pedagógicas desses participantes.

Biografia do Autor

Alvori Vidal Rodrigues, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul

Formado no Curso Normal (antigo Magistério) pelo Instituto Estadual de Educação Miguel Calmon (IEEMC) em 1995. Graduado em Ciências Físicas e Biológicas (atualmente, Ciências Biológicas) pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ - em 1999. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS - em 2013. Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestre em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS (2017). Professor da rede estadual de ensino desde de 2000, ocupando o cargo de vice-diretor do IEEMC de2002 a2003. Orientador Educacional na mesma instituição de ensino no ano de 2014. Atualmente, professor de Matemática e Ciências e Coordenador Pedagógico na Escola Estadual de Ensino Médio Pindorama, em Panambi/RS.

Thaísa Jacintho Müller, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), atuando na Escola de Ciências (curso de Matemática) e como professora permanente do programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: álgebra, ensino de matemática, tecnologias e educação matemática.

Regis Alexandre Lahm, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS/IPH (2005) e Mestrado em Sensoriamento Remoto pela UFRGS/CEPSRM (1995). Atualmente é professor Dedicação Exclusiva - DE, da PUCRS. Coordena o Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento - LTIG/Geografia/EH/PUCRS. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, geoprocessamento, cartografia, sequestro de carbono e estimativa de taxas de sedimentação em lagos e lagoas, modelagem de circulação hídrica, desastres naturais e eventos extremos. Ministra as disciplinas de Cartografia, Aerofotogrametria, Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informação Geográfica na graduação dos cursos de Geografia e Geofísica. É professor pesquisador do Instituto do Meio Ambiente e do Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais da PUCRS, onde desenvolve pesquisa de monitoramento de vazamento de co2 através de sensoriamento remoto em campos petrolíferos. Atualmente é professor permanente do PPGEDUCEM da Escola de Ciências da PUCRS. É credenciado no Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior- SINAES/INEP/MEC e também membro do Sistema de Consultoria Ad Hoc da CAPES. Nos últimos dez anos publicou mais de 80 artigos em periódicos qualificados, mais de 100 trabalhos em Eventos. Nos últimos 20 anos orientou mais de 60 acadêmicos de Iniciação Científica com fomento da CAPES, CNPq, FAPERGS e BPA/PUCRS. Participou da Organização de Livros e escreveu mais de 30 capítulos.

João Bernardes da Rocha Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Licenciado em Matemática (Claretiano/SP, 2018). Bacharel em Filosofia (Unisul/SC, 2015). Pós-Doutor em Enseñanza de las Ciencias (Facultad de Educación/PUC Chile, 2012). Especialista em Psicossomática (Facis/SP, 2002). Doutor em Engenharia, Metrologia e Instrumentação (Labmetro/UFSC, 1999). Mestre em Educação (Faced/PUCRS, 1994). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (Faced/PUCRS, 1991). Licenciado em Física (Fafis/PUCRS, 1989). Técnico em Análises Clínicas (CSA/RS, 1978). Técnico em Eletrônica (IM/SP, 1974). Atua como professor titular em regime de dedicação exclusiva na Escola de Ciências da PUCRS, como professor dos cursos de Física e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEducem/PUCRS). Atuou como metrologista em Eletricidade e Tempo e Frequência no Labelo/PUCRS, como professor estatutário da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (Seduc/RS) e em escolas privadas de EF, EM e EJA, lecionando também em cursos de especialização da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática (ABMP) e da Sociedade Brasileira de Psicooncologia (SBPO), em associação com o PPG em Psicologia da PUCRS.

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2019-11-29

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Artigos