Natureza da Ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p703Resumo
Este artigo aborda questões relativas ao saber sobre a ciência no ensino de ciências, em particular a questão “o que ensinar” no que diz respeito a conteúdos metacientíficos. Exploramos a existência de uma “visão consensual” (VC) sobre a Natureza da Ciência (NdC) na literatura de pesquisa da área de ensino de ciências, mostrando que há diferentes rotas, terminologias, pontos de partida e conclusões quando analisamos a literatura em torno desse “consenso”. Em seguida, evidenciamos certas características – de forma e de conteúdo – da VC e apresentamos determinadas críticas já endereçadas a ela, particularmente aquelas relativas ao uso de conhecimento declarativo pela VC, como também relativas aos conteúdos de algumas dessas afirmações. Na seção final do trabalho, sugerimos o que consideramos ser uma abordagem mais aberta, plural e heterogênea para lidar com o saber sobre a ciência no currículo escolar de ciências. Essa abordagem, baseada em “temas” e “questões”, em vez de “princípios”, tenta superar algumas das críticas previamente discutidas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >