História e Filosofia da Ciência no ensino: Há muitas pedras nesse caminho...

André Ferrer Pinto Martins

Resumo


A relevância da História e da Filosofia da Ciência para a pesquisa
em ensino de ciências, sob diversos aspectos, tem sido apontada
com bastante freqüência na literatura especializada da
área. A necessidade de incorporação de elementos históricos e filosóficos
no ensino médio chega a ser praticamente consensual,
o que passou a orientar currículos de parcela significativa das
licenciaturas. No entanto, os professores do nível médio dificilmente
incorporam esse tipo de conhecimento em suas práticas.
Nesse trabalho, relatamos os resultados de uma pesquisa empírica,
de natureza diagnóstica, que buscou investigar as principais
dificuldades e experiências de três grupos de indivíduos acerca
do uso da História e da Filosofia da Ciência para fins didáticos.
Um questionário a esse respeito foi aplicado a 82 sujeitos, entre
licenciandos, alunos de pós-graduação e professores da rede pública.
Os resultados suscitam uma série de questões para reflexão,
que transcendem a preocupação com a produção de material
didático de qualidade. O conhecimento pedagógico do conteúdo,
a ser melhor considerado nos cursos de formação inicial, parece
ser decisivo na superação de visões ingênuas sobre o trabalho
com a História e Filosofia da Ciência.

Palavras-chave


História da Ciência; Filosofia da Ciência; ensino de Física; formação de professores

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

 


Cad. Bras. Ens. Fís. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons
> > > > >