Temas de Natureza da Ciência a partir de episódios históricos: os debates sobre a natureza da luz na primeira metade do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p197Resumo
Este trabalho insere-se no contexto das discussões acerca da inserção da chamada “Natureza da Ciência” (NDC) no ensino de ciências por meio do uso da História e da Filosofia da Ciência (HFC). A partir da análise de aspectos dos debates sobre a natureza da luz no início do século XIX, propomos a discussão de diversos temas da NDC, com ênfase nos diferentes fatores envolvidos no processo de avaliação entre teorias concorrentes. Em particular, trazemos as contribuições de Thomas Young e Augustin Fresnel no âmbito da disputa entre a teoria ondulatória e corpuscular da luz, destacando, ainda, aspectos dos contextos francês e britânico desse período. Surgem, da apresentação desse episódio histórico, certos temas concernentes ao saber sobre ciência, tanto relacionados mais diretamente a questões históricas e sociológicas quanto relativos a questões epistemológicas, e que podem ser problematizados e explorados no ensino de física.
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parte III – ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC/SEF, 1999.
BRASIL. Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física. Brasília, DF: MEC/SEF, 2001.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Ensino Médio – BNCC. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.
CANTOR, G. N. Optics after Newton – theories of light in Britain and Ireland, 1704-1840. Manchester: Manchester University Press, 1983. 257 p.
CHEN, X. Theories, Experiments, and Human Agents: The Controversy between Emissionists and Undulacionists in Britain, 1827-1859. 1992. 373 f. Dissertação (Doctor of Philosophy in Science and Technology Studies) - Virginia Polytechnic Institute and State University Blacksburg, Virginia.
DARRIGOL, O. The history of optics: from Greek antiquity to the nineteenth century. Oxford: University Press, 2012. 344 p.
FORATO, T. C. M. A natureza da ciência como saber escolar: um estudo de caso a partir da história da luz. 2009. 220 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
FORATO, T. C. M.; MARTINS, R. A.; PIETROCOLA, M. History and Nature of Science in High School: Building up Parameters to Guide Educational Materials and Strategies. Science & Education, v. 21, n. 5, p. 657-682, 2012.
FOX, R. The rise and fall of Laplacian physics. Historical Studies in the Physical Sciences, v. 4, p. 89-136, 1974.
FRANKEL, E. Corpuscular Optics and the Wave Theory of Light: The Science and Politics of a Revolution in Physics. Social Studies of Science, v. 6, p. 141-184, 1976.
FRANKEL, E. Biot and the Mathematization of Experimental Physics in Napoleonic France. Historical Studies in the Physical Sciences, v. 8, p. 33-72, 1977.
FRESNEL, A. Memoir on the diffraction of Light (1819). Tradução: Henry Crew. In: CREW, H. The Wave Theory of Light: Memoirs by Huygens, Young e Fresnel. Woodstock: American Book Company, 1900. p. 81-144.
GILLISPIE, C. C. Pierre-Simon Laplace. In: GILLISPIE, C. C. Dicionário de biografias científicas. Tradução: Carlos Almeida Pereira et al. Rio de Janeiro: Contraponto, 2007, p. 1431-1557. v. 2.
IRZIK, G.; NOLA, R. New Directions for Nature of Science Research. In: MATTHEWS, M. R (Ed.). International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching. New York: Springer, 2014. p. 999-1022.
JAMES, F. A. J. L. The Physical Interpretation of the Wave Theory of Light. The British Journal for the History of Science, v. 17, n. 1, p. 47-60, 1984.
JUNGES, A. L.; MASSONI, N. T. O Consenso Científico sobre Aquecimento Global Antropogênico: Considerações Históricas e Epistemológicas e Reflexões para o Ensino dessa Temática. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 2, p. 455-491, 2018.
KOEHLER, C. B. G.; CAMEL, T. O.; PIMENTEL JR, R. A. Éter e Estrutura da Matéria no Século XIX. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 2012. Atas…
LEVITT, T. Editing out Caloric: Fresnel, Arago and the Meaning of Light. The British Journal for the History of Science, v. 33, n. 1, p. 49-65, 2000.
MARTINS, A. F. P. Natureza da ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 703-737, 2015.
MATTHEWS, M. R. Science teaching - The role of History and Philosophy of Science. New York: Routledge, 1994.
MATTHEWS, M. R. Changing the Focus: From Nature of Science (NOS) to Features of Science (FOS). In: KHINE, M. S. (Ed.). Advances in Nature of Science Research: Concepts and Methodologies. New York: Springer, 2012. p. 3-27.
MORSE, E. W. Thomas Young. In: GILLISPIE, C. C. Dicionário de biografia científicas. Tradução: Carlos Almeida Pereira et al. Rio de Janeiro: Contraponto, 2007, p. 2663-2672. v. 3.
MOURA, B. A.; BOSS, S. L. B. Thomas Young e o resgate da teoria ondulatória da luz: Uma tradução comentada de sua Teoria Sobre Luz e Cores. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 4, nº 4203, 2015.
MOURA, B. A. A Aceitação da Óptica Newtoniana no Século XVIII: Subsídios para discutir Natureza da Ciência no Ensino. 2008. 214 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de ciências) - Instituto de Física, Universidade de São Paulo, São Paulo.
MOURA, B. A. O que é natureza da ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014.
OLIVEIRA, R. A. Natureza da Ciência por meio de narrativas históricas: os debates sobre a natureza da luz na primeira metade do século XIX. 2019. 232 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
RUDGE, D. W.; HOWE, E. M. An explicit and reflective approach to the use of History to promote understanding of the nature of Science. Science & Education, v. 18, n. 5, p. 561-580, 2009.
SILLIMAN, R. H. Fresnel and the Emergence of Physics as a Discipline. Historical Studies in the Physical Sciences, v. 4, p. 137-162, 1974.
SILLIMAN, R. H. Augustin Fresnel. In: GILLISPIE, C. C. Dicionário de biografias científicas. Tradução: Carlos Almeida Pereira et al. Rio de Janeiro: Contraponto, 2007. p. 860-866. v. 1.
SILVA, B. V. C. Controvérsias sobre a natureza da luz: uma aplicação didática. 2010. 180 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
VIEIRA, P. C. Perspectivas sobre a evolução histórica do conceito de luz e sua integração com a fotografia para o ensino da óptica. 2014. 228 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
YOUNG, T. Outlines of experiments and inquiries respecting sound and light. Philosophical Transactions, v, 90, p. 106-150, 1800.
YOUNG, T. The Bakerian Lecture: On the Theory of Light and Colours. Philosophical Transactions, v. 92, p. 12-48, 1802a.
YOUNG, T. An Account of Some Cases of the Production of Colours, not Hitherto Described. Philosophical Transactions, v. 92, p. 387-397, 1802b.
YOUNG, T. The Bakerian Lecture: Experiments and Calculations Relative to Physical Optics. Philosophical Transactions, v. 94, p. 1-16, 1804.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >