História e Filosofia da Ciência no ensino: Há muitas pedras nesse caminho...

Autores/as

  • André Ferrer Pinto Martins UFRN - Rio Grande do Norte

Resumen

A relevância da História e da Filosofia da Ciência para a pesquisa em ensino de ciências, sob diversos aspectos, tem sido apontada com bastante freqüência na literatura especializada da área. A necessidade de incorporação de elementos históricos e filosóficos no ensino médio chega a ser praticamente consensual, o que passou a orientar currículos de parcela significativa das licenciaturas. No entanto, os professores do nível médio dificilmente incorporam esse tipo de conhecimento em suas práticas. Nesse trabalho, relatamos os resultados de uma pesquisa empírica, de natureza diagnóstica, que buscou investigar as principais dificuldades e experiências de três grupos de indivíduos acerca do uso da História e da Filosofia da Ciência para fins didáticos. Um questionário a esse respeito foi aplicado a 82 sujeitos, entre licenciandos, alunos de pós-graduação e professores da rede pública. Os resultados suscitam uma série de questões para reflexão, que transcendem a preocupação com a produção de material didático de qualidade. O conhecimento pedagógico do conteúdo, a ser melhor considerado nos cursos de formação inicial, parece ser decisivo na superação de visões ingênuas sobre o trabalho com a História e Filosofia da Ciência.

Biografía del autor/a

André Ferrer Pinto Martins, UFRN - Rio Grande do Norte

Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (1990), Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo (1998) e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2004).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado

2008-08-25

Cómo citar

Martins, A. F. P. (2008). História e Filosofia da Ciência no ensino: Há muitas pedras nesse caminho. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 24(1), 112–131. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6056

Número

Sección

Artigos