Natureza da Ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”

Autores/as

  • André Ferrer Pinto Martins Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p703

Resumen

Este artigo aborda questões relativas ao saber sobre a ciência no ensino de ciências, em particular a questão “o que ensinar” no que diz respeito a conteúdos metacientíficos. Exploramos a existência de uma “visão consensual” (VC) sobre a Natureza da Ciência (NdC) na literatura de pesquisa da área de ensino de ciências, mostrando que há diferentes rotas, terminologias, pontos de partida e conclusões quando analisamos a literatura em torno desse “consenso”. Em seguida, evidenciamos certas características – de forma e de conteúdo – da VC e apresentamos determinadas críticas já endereçadas a ela, particularmente aquelas relativas ao uso de conhecimento declarativo pela VC, como também relativas aos conteúdos de algumas dessas afirmações. Na seção final do trabalho, sugerimos o que consideramos ser uma abordagem mais aberta, plural e heterogênea para lidar com o saber sobre a ciência no currículo escolar de ciências. Essa abordagem, baseada em “temas” e “questões”, em vez de “princípios”, tenta superar algumas das críticas previamente discutidas.

Biografía del autor/a

André Ferrer Pinto Martins, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Centro de Educação, Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Publicado

2015-05-12

Cómo citar

Martins, A. F. P. (2015). Natureza da Ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 32(3), 703–737. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p703

Número

Sección

História e Filosofia da Ciência