Natureza da Ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”

Autores

  • André Ferrer Pinto Martins Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p703

Resumo

Este artigo aborda questões relativas ao saber sobre a ciência no ensino de ciências, em particular a questão “o que ensinar” no que diz respeito a conteúdos metacientíficos. Exploramos a existência de uma “visão consensual” (VC) sobre a Natureza da Ciência (NdC) na literatura de pesquisa da área de ensino de ciências, mostrando que há diferentes rotas, terminologias, pontos de partida e conclusões quando analisamos a literatura em torno desse “consenso”. Em seguida, evidenciamos certas características – de forma e de conteúdo – da VC e apresentamos determinadas críticas já endereçadas a ela, particularmente aquelas relativas ao uso de conhecimento declarativo pela VC, como também relativas aos conteúdos de algumas dessas afirmações. Na seção final do trabalho, sugerimos o que consideramos ser uma abordagem mais aberta, plural e heterogênea para lidar com o saber sobre a ciência no currículo escolar de ciências. Essa abordagem, baseada em “temas” e “questões”, em vez de “princípios”, tenta superar algumas das críticas previamente discutidas.

Biografia do Autor

André Ferrer Pinto Martins, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Centro de Educação, Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2015-05-12

Como Citar

Martins, A. F. P. (2015). Natureza da Ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 32(3), 703–737. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p703

Edição

Seção

História e Filosofia da Ciência