Atuação de alunos universitários em espaço não formal de ensino: estratégia motivadora e integradora para o desenvolvimento de atividades práticas e assistenciais

Autores

  • Marco Aurélio de Azambuja Montes Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde/Instituto Oswaldo Cruz/ Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro; Escola Médica da Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro
  • Claudia Teresa Vieira de Souza Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde/Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz; Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas/Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro

Resumo

Neste artigo descrevemos uma estratégia motivadora, extracurricular, direcionada a universitários da área de saúde para o estudo de anatomia humana. Durante uma feira de ciências realizada na Fundação Oswaldo Cruz desenvolvemos uma investigação sobre o nível de conhecimento da população sobre as doenças infecciosas utilizando um stand de peças anatômicas cadavéricas e sintéticas a fim de atrair o público. A pesquisa contou com uma equipe composta por dois coordenadores e cinco alunos universitários que ficaram responsáveis por esclarecer dúvidas sobre o tema abordado e por aplicar um questionário semi-estruturado que permitiu avaliar o nível de informação dos visitantes. O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos discentes em relação a essa atividade extracurricular. Essa experiência proporcionou aos discentes a oportunidade de participar como educadores em eventos não formais de ensino, valorizando e estimulando práticas de ensino mais dinâmicas. Acreditamos que contribuímos para um aprendizado significativo e, conseqüentemente, um amadurecimento profissional.

Biografia do Autor

Marco Aurélio de Azambuja Montes, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde/Instituto Oswaldo Cruz/ Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro; Escola Médica da Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro

Possui graduação em Medicina pela Universidade Gama Filho (1981), especialização em Medicina do Trabalho pela Universidade Gama Filho (1984), especialização em Ginecologia e Obstetrícia pelo Conselho Regional de Medicina (1988), especialização em Anatomia Humana pela Universidade Estácio de Sá (2002) e mestrado em Sexologia pela Universidade Gama Filho (2000). Atualmente é Auxiliar de ensino da Universidade Gama Filho e Auxiliar de ensino 2 da Universidade Severino Sombra. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Materno-Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Sexualidade, Menopausa, Reposição hormonal. No magistério dedica-se desde sua graduação em 1981 ao ensino da Anatomia Humana que é o tema que vem desenvolvendo em seu doutorado (Programa de Pós- Graduação em Ensino em Biociências e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz) aonde desenvolve estratégias que favoreçam a relação ensino-aprendizagem desta disciplina.

Claudia Teresa Vieira de Souza, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde/Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz; Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas/Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela
Universidade Gama Filho (1985), aperfeiçoamento no curso Nacional de Pneumologia Sanitária da Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz (1987), especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), especialização em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz (1990), aperfeiçoamento em Métodos em Programação para o
controle de endemias pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz (1991), mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz (1996) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz (2001). Atualmente é pesquisadora titular em Saúde Pública do Laboratório de Epidemiologia Clínica do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro
Chagas/Fiocruz, professora assistente da Universidade Gama Filho e é membro do corpo docente da Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia e Prevenção das Doenças Infecciosas, atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia e Prevenção de Doenças Infecciosas e Parasitárias, tuberculose, infecção pelo HIV/Aids, e outras. Educação em Saúde em Doenças Infecciosas e Parasitárias. Estratégias de Ensino e Aprendizagem em Ensino Formal e Não Formal em Biociências e Saúde.

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Publicado

2008-07-01

Edição

Seção

Artigos