Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos

Autores

  • Fernanda Cátia Bozelli Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Ilha Solteira.
  • Roberto Nardi Departamento de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência (Área de Concentração: Ensino de Ciências), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho”.

Resumo

Esta pesquisa trata de formação de professores, discutindo elementos referentes sobre os saberes docentes e interação discursiva. Os saberes docentes podem ser mobilizados em diferentes situações e espaços, contudo, aqui, foram considerados no âmbito da sala de aula e o contexto interativo entre professoraluno e aluno-aluno. Foram analisadas interações discursivas junto a uma amostra de 23 futuros professores de Física durante o desenvolvimento de atividades de estágio supervisionado, de um curso de Licenciatura de uma das universidades públicas do Estado de São Paulo, Brasil. A questão central respondida neste estudo foi: que saberes docentes são mobilizados por futuros professores de Física, durante o contexto interativo discursivo visando à construção do conhecimento científico pelos alunos? Os resultados mostram que, no processo de interação comunicativa ocorrido em sala de aula, os licenciandos mobilizam saberes docentes referentes ao conhecimento do conteúdo e ao conhecimento pedagógico do conteúdo, estando estes relacionados a determinadas situações de interação professor-aluno e aluno-aluno

Biografia do Autor

Fernanda Cátia Bozelli, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Ilha Solteira.

Professora Assistente Doutora do Departamento de Física
e Química, Faculdade de Engenharia, UNESP - Campus de Ilha Solteira. Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências. Licenciada em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Doutora e Mestre em Educação para a Ciência pela mesma Universidade.

Roberto Nardi, Departamento de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência (Área de Concentração: Ensino de Ciências), Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho”.

Licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1972), mestre em Science Education pela School of Education da Temple University, Filadélfia, E.U.A. (1978), doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP (1989) com estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2004-2005). Docente no Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL) (1980-1993). Secretário para Assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (SBF), (1991-1993), Secretário Executivo, Vice-Presidentes e Presidente da ABRAPEC - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (2000-2005). É membro efetivo da ESERA - European Science Education Research Association. A partir de 1994 atua no Depto. de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciências da Faculdade de Ciências da UNESP, Bauru, como Professor Adjunto, Livre Docente.

Downloads

Publicado

2012-09-01

Edição

Seção

Artigos