Uma Abordagem Fleckiana da Experimentação Animal na Educação Científica Superior

Autores

  • Thales De A. e Tréz UNIFAL-MG
  • Vivian Leyser da Rosa Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

A experimentação animal é uma prática amplamente empregada em diversas atividades científicas de pesquisa e ensino, e compõe o processo de formação em muitos cursos de graduação e pós-graduação voltados às Ciências Biológicas e Saúde. A partir da fundamentação epistemológica de Ludwik Fleck, esta pesquisa teve como objetivo caracterizar o perfil de 185 professores das áreas de Fisiologia e Farmacologia e 140 estudantes de pós-graduação da mesma área em diferentes universidades federais brasileiras, em relação ao emprego de animais em atividades de pesquisa. A pesquisa identificou uma forte sintonia por parte da maioria dos professores e estudantes com um perfil potencialmente tradicional, levando a crer que a atual abordagem da educação científica favorece a manutenção de uma forma de pensar afinada ao estilo de pensamento hegemônico vivisseccionista-humanitário. O conceito dos 3Rs foi considerado como difundido especialmente dentre os que utilizam animais. As implicações para a educação científica são discutidas. 

Biografia do Autor

Thales De A. e Tréz, UNIFAL-MG

Possui graduação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Ética Aplicada pela Katholieke Universiteit Leuven, e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC). Atualmente é professor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), atuando no Instituto de Ciência e Tecnologia (Campus Poços de Caldas). Tem experiência nas áreas de ética na educação, prática de ensino de biologia, métodos substitutivos ao uso de animais no ensino e na pesquisa e didática no ensino superior. Coordena a 1Rnet (antiga Interniche Brasil) desde 1999, promovendo a substituição do uso de animais no ensino superior (www.1Rnet.org). 

Vivian Leyser da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutora em Educação - Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Ensino de Genética Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de biologia, ensino de genética e evolução, e entendimento público da ciência. 

Downloads

Edição

Seção

Artigos