Uma Abordagem Fleckiana da Experimentação Animal na Educação Científica Superior
Abstract
A experimentação animal é uma prática amplamente empregada em diversas atividades científicas de pesquisa e ensino, e compõe o processo de formação em muitos cursos de graduação e pós-graduação voltados às Ciências Biológicas e Saúde. A partir da fundamentação epistemológica de Ludwik Fleck, esta pesquisa teve como objetivo caracterizar o perfil de 185 professores das áreas de Fisiologia e Farmacologia e 140 estudantes de pós-graduação da mesma área em diferentes universidades federais brasileiras, em relação ao emprego de animais em atividades de pesquisa. A pesquisa identificou uma forte sintonia por parte da maioria dos professores e estudantes com um perfil potencialmente tradicional, levando a crer que a atual abordagem da educação científica favorece a manutenção de uma forma de pensar afinada ao estilo de pensamento hegemônico vivisseccionista-humanitário. O conceito dos 3Rs foi considerado como difundido especialmente dentre os que utilizam animais. As implicações para a educação científica são discutidas.
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