Anamorfose no Ensino de Geometria

Autores

  • Simone Semmer Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcos Cesar Danhoni Neves Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

Para o estudo de Geometria Espacial, no Ensino Médio, são necessários desenhos de figuras geométricas em sua tridimensionalidade. Ao desenhá-las, ocorre anamorfose de faces, arestas e vértices. Por intermédio de fotografias e grades anamórficas, buscou-se, nesta pesquisa, uma conexão entre Geometria Projetiva e Geometria Espacial. Neste artigo, relatam-se as experiências sob o ponto de vista do professor e dos alunos, sendo que a composição das imagens necessitou de experimentação, análise e validação de resultados. Por meio de uma sequência de atividades, que envolveu técnicas e conceitos de perspectiva e visualização, foi possível vislumbrar a anamorfose como uma ferramenta necessária para auxiliar a aprendizagem de geometria na escola. 

Biografia do Autor

Simone Semmer, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Artista Visual, Professora de Matemática do Estado do Paraná. Professora de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Contestado, Mafra, SC. Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia (2013) –PPGECT, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Ponta Grossa, PR. 

Sani de Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), Doutora em Ciência dos Materiais (Instituto de Física, Instituto de Química e Escola de Engenharia Metalúrgica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Coordenadora do programa de mestrado PPGECT. Membro do grupo de pesquisa M2Real (INSA de Lyon, França). 

Marcos Cesar Danhoni Neves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Titular do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia-UTFPR/PG e do Programa Internacional de Master in Science (BUAP-Puebla-México/INSA-Lyon-França/UTFPR-PG) Graduado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1983), Mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1986) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Especialista em Educação e Divulgação Científica pelo MASHAV-Jerusalém (Israel -1991/92). 

Downloads

Publicado

2013-10-28

Edição

Seção

Artigos