Meaningful learning in mathematics education: a look through theses and dissertations
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n2p257Abstract
Apresenta-se um levantamento da aprendizagem significativa e do ensino e aprendizagem da Matemática em teses e dissertações. As questões investigadas são: Os autores apresentam os principais conceitos da teoria da aprendizagem significativa nos referenciais teóricos? Como são operacionalizados, nas análises e discussões, os principais conceitos da teoria da aprendizagem significativa na Educação Matemática, na Educação Básica? Objetiva-se investigar as relações estabelecidas entre a Educação Matemática e a teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel, realizando-se uma pesquisa bibliográfica na Biblioteca Nacional Brasileira de Teses e Dissertação, seguindo-se uma abordagem qualitativa interpretativa. Nos materiais analisados, com relação ao referencial teórico, poucos autores têm a preocupação de transitar pelos elementos centrais da Teoria da Aprendizagem Significativa. A ampliação das análises para as descrições das atividades, mostra a inexistência de operacionalização dos conceitos centrais da teoria da aprendizagem significativa, predominando o resgate de conhecimentos subsunçores.
References
ARAGÃO, R. M. R. Teoria da aprendizagem significativa de David P. Ausubel: Sistematização dos aspectos teóricos fundamentais. Tese de doutorado em Ciências – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1976.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, v. 1, 2003.
AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D. e HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro, Interamericana, 1980.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 4. ed. Brasília: Líber Livros, 2012.
IBICT. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações: a BDTD. Brasília, DF: IBICT, 2009. Disponível em: http://bdtd.ibict.br. Acesso em 11 fev. 2019.
KLUBER, T.E; BURAK, D. Educação Matemática: contribuições para a compreensão da sua natureza. Acta Scientiae, v. 10, n. 2, p. 94-106, 2008.
MANTOAN, M. T. É. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MANTOAN, M. T. Ensinando a turma toda – as diferenças na escola. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade – LEPED/Unicamp, 2007. Disponível em http://www.lite.fe.unicamp.br/cursos/nt/ta1.7.htm Acesso em 29 jul. 2019.
MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa?Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Instituto de Física, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 23 de abril de 2010. Disponível em http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf Acesso em: 19 mar. 2019.
MOREIRA, M. A. Subsídios teóricos para o professor pesquisador em ensino de ciências: A teoria da Aprendizagem Significativa. Porto Alegre, 2016. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~moreira/Subsidios6.pdf. Acesso em: 19 mar. 2019.
MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: Pedagógica e Universitária. 1999.
MOREIRA, M. A.; MASINI, F. S. E. Aprendizagem significativa: condições para sua ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo: Vetor, 2008.
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky – aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. 2.ed. São Paulo: Scipione, 1995.
PARANÁ, Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Matemática. Secretaria de Estado da Educação do Paraná, 2008.
RIUS, B. E. La educación matemática: Reflexión sobre su naturaleza y sobre su metodologia. Educación Matemática, México: Iberoamérica, v.1, n. 2, p. 28-42, ago. 1989.
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY