Formação, desenvolvimento profissional e práticas de ensino de professores de química em escolas públicas de Santa Catarina

Autores

  • Nicole Glock Maceno Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marcelo Giordan Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n2p321

Resumo

O artigo apresenta uma discussão sobre a formação, desenvolvimento profissional e práticas de ensino de professores de Química de escolas públicas de Santa Catarina por dados obtidos em três instrumentos disponibilizados na Plataforma Zoho Survey®, adaptados da Enquete Internacional TALIS da OCDE, e respondidos por 75 professores do estado. Trata-se de uma pesquisa exploratória e caráter quantitativo. A análise foi realizada com base nas categorias pré-estabelecidas pela enquete e dialoga com as atuais produções de educadores químicos sobre a formação e trabalho docente. Evidenciamos entre os professores que responderam ao questionário um perfil feminino, a predominância de contratos temporários e a jornada de trabalho semanal. Enfatizamos a necessidade de melhorar os conhecimentos pedagógicos, as dinâmicas de trabalho nas instituições escolares e repensar os tipos de atividades e práticas de ensino que instituem para qualificar o ensino de Química.

Biografia do Autor

Nicole Glock Maceno, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada e Bacharela em Química, Mestra em Educação em Ciências e em Matemática e Doutora em Educação. É professora de Ensino de Química na Universidade do Estado de Santa Catarina.

Marcelo Giordan, Universidade de São Paulo

Bacharel e Mestre em Química, Doutor em Ciências e livre docente em Educação. É professor titular da Faculdade de Educação na Universidade de São Paulo e coordena o Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Tecnologias Educativas.

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Publicado

2020-11-25

Edição

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Artigos