Conhecimentos, valores e práticas (KVP) em licenciandos em física

Autores

  • Adriano José Ortiz Instituto Federal do Paraná
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior Universidade Estadual de Maringá
  • Éder Rodrigues Gimenes Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e67831

Resumo

Considerando que as Representações Sociais podem ser compreendidas como concepções coletivas, neste artigo, nos fundamentamos no modelo KVP, que considera que há uma relação entre os conhecimentos científicos, valores e práticas sociais, para analisar concepções dos licenciandos a respeito de três eixos: epistemologia da Ciência, ensino e aprendizagem e prática docente. Investigamos ingressantes e concluintes de um curso de Física, utilizando 81 assertivas estruturadas na escala Likert. As respostas foram organizadas estatisticamente em 19 indicadores definidos previamente, divididos entre os três eixos de investigação. Para os ingressantes, foram identificadas concepções epistemológicas voltadas para o empirismo-indutivismo e uma aceitação de modelos pedagógicos contraditórios. Já os concluintes apresentaram uma epistemologia parcialmente voltada para o realismo, e um perfil docente hegemônico frente ao sócio-interacionismo, acompanhado de algumas divergências a respeito de outros perfis. Esses resultados indicam que uma licenciatura estruturada na profissionalização docente pode contribuir com uma aproximação dos saberes do universo reificado.

Biografia do Autor

Adriano José Ortiz, Instituto Federal do Paraná

Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Londrina e Doutor em Educação para Ciências pela Universidade Estadual de Maringá. Professor EBTT no Instituto Federal do Paraná – campus Ivaiporã. Atua principalmente nos temas: Representações Sociais, formação de professores, ensino de Física e História e Filosofia da Ciência.

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá

Licenciado em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá, especialista em educação pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo e Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá. Professor adjunto do departamento de Ciências e coordenador do programa de pós-graduação em Educação para Ciência e a Matemática na Universidade Estadual de Maringá. Atua principalmente nos temas: formação de professores e representações sociais.

Éder Rodrigues Gimenes, Universidade Estadual de Maringá

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá e Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente dos programas de pós-graduação em Ciências Sociais e Políticas públicas da Universidade Estadual de Maringá. Atua principalmente nos temas: comportamento político, participação e democracia.

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Publicado

2021-05-21

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