Educational practices of brazilian basic education guided by the STS approach: a review of studies in the area of science teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e92926

Keywords:

Basic education, STS Approach, Educational practices, Classroom

Abstract

This study presents a systematic literature review about educational practices based on the Science, Technology and Society (STS) approach carried out in science classes in Brazilian Basic Education and aims to answer the following question: What teaching approaches have been explored in educational practices guided by the approach STS? Therefore, a search was made for studies published in Brazilian journals, from 2010 to 2021, with significant representation and impact in the field of research in Science Education, which resulted in 39 articles that were interpreted through Content Analysis, originating six categories: (a) Debate about socio-environmental issues; (b) Didactic sequence; (c) Three pedagogical moments; (d) Concept maps; (e) Experimental activities; and (f) Mixed educational practices. It is considered that such educational practices have shown to be promising for Science Teaching, fostering students' critical thinking and showing potential for the learning of socio-scientific knowledge.

Author Biographies

Rafael Schepper Gonçalves, Federal Center for Technological Education Celso Suckow da Fonseca

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), trabalhando na linha de pesquisa intitulada: "Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino". Mestrado Profissional em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI - 2014) e licenciado em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF - 2011). Colaborador no Centro de Ciências da UFJF e professor de Física da Educação Básica do Estado de Minas Gerais. Possui experiência na área de Ensino de Ciências, atuando nos seguintes temas: Engajamento Interativo (Tutoriais em Física Introdutória) e Abordagem de Temas de cariz CTS. Apresenta interesse especial pelo Conceito de Tempo e por Lógica Filosófica.

Alice Assis, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Possui graduação em Licenciatura em Física; Mestrado e Doutorado em Educação Para a Ciência, pela UNESP - Faculdade de Ciências - Campus de Bauru. Atualmente é professor assistente doutor da UNESP - Campus de Guaratinguetá e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP - Bauru. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfoque CTS, formação inicial e continuada de professores, ensino e aprendizagem de ciências, uso de atividades experimentais e de leitura de textos em sala de aula. Líder do grupo de pesquisa Ensino e Aprendizagem, com enfoque na linha de pesquisa Ciência, Tecnologia, Ambiente e Desenvolvimento Humano. Coordena o Projeto UNATI da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá.

Lucas de Paulo Lameu, Centro de Educação Profissional Tancredo Neves

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2011), Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2014), Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Júlio de Mesquita Filho - campus de Bauru (2020) e Pós-doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Sergipe - UFS (2022). Também é Professor de Educação Básica de Física do Centro de Educação Profissional (CEP) Tancredo Neves e da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes (MG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação para a Ciência/Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade; Três Momentos Pedagógicos; Teoria Sociocultural de Vigotski; Ensino Integral; Introdução de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio e no Ensino Fundamental; Teoria dos Campos Conceituais; e Neurociência/Psicologia Cognitiva - processos cognitivos e atencionais. Também trabalha com o ensino experimental de Física e de Astronomia e Astronáutica no Ensino Médio.

Paulo Henrique Dias Menezes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciado em Ciências (1991) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sete Lagoas e em Física (1996) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Formiga. Possui especialização em Ensino de Ciências (1998), mestrado (2003) e doutorado (2010) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor associado do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando nos cursos de licenciatura em Física e Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, do qual é membro da Comissão Nacional de Pós-Graduação. É pesquisador do Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia da UFJF, onde desenvolve pesquisas na área de educação em ciências, atuando, principalmente, nos seguintes temas: ensino de ciências, brinquedos científicos, ensino de física, formação de professores, grupos colaborativos de professores, tradição e inovação no ensino, pesquisa colaborativa e enfoque CTS na educação em ciências.

Alvaro Chrispino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Alvaro Chrispino é Doutor (2001) e Mestre em Educação (1992) pela UFRJ. Bolsista de Produtividade em Educação/CNPq. Professor Titular Sênior do CEFET/RJ, atuando no Ensino Médio e na pós-graduação desde 1992 até os dias atuais (Mestrados e Doutorados). Possui 14 livros e mais de 120 artigos em periódicos especializados na área de Educação (Políticas Públicas, Planejamento e Gestão de Sistemas Educacionais e Mediação de Conflitos) e Ensino de Ciências (CTS). Ocupou diversas funções públicas, entre elas a de Coordenador do PPCTE-Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação - CAPES 6, Coordenador do PPECM-Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, "Pró-Reitor" de Gestão Estratégica do CEFET/RJ, Secretário Municipal de Planejamento e de Educação de Teresópolis/RJ, Subsecretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Subsecretário de Estado de Educação do Distrito Federal  e do Estado do Rio de Janeiro e Diretor Científico do CECIERJ. É Editor Associado da revista Educación Química (UNAM-México) e da revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, bem como membro de conselhos consultivos/editoriais de periódicos (nacionais e internacionais) na área da Educação e do Ensino. Membro da Comissão Diretora da AIA-CTS - Associação Ibero-americana de CTS no Ensino e Editor do Boletim da AIA-CTS.

References

ABREU, T. B.; FERNANDES, J. P.; MARTINS, I. Levantamento Sobre a Produção CTS no Brasil no Período de 1980-2008 no Campo de Ensino de Ciências. Alexandria, v. 6, n. 2, p. 3-32, 2013.

ABREU, T. B; FERNANDES, J. P.; MARTINS, I. Uma análise qualitativa e quantitativa da produção científica sobre CTS (ciência, tecnologia e sociedade) em periódicos da área de ensino de ciências no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, UFSC. Atas... Santa Catarina, 2009.

ACEVEDO-DÍAZ, J. A. VÁZQUEZ, Á. A.; MANASSERO, M. A. Papel de la educación CTS en una alfabetización científica y tecnológica para todas las personas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 2, n. 2, p. 80-111, 2003.

ALBUQUERQUE, M. B. O Perfil dos Estudos Brasileiros sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade baseado nas Publicações Nacionais da Área de Ensino de Ciências. 2018. 177f. Tese de doutorado em Ciência, Tecnologia e Educação - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2018.

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998, p. 179-188.

ANJOS, M. S.; CARBO, L. Enfoque CTS e a atuação de professores de ciências. ACTIO, v. 4, n. 3, p. 35-57, 2019.

AULER, D.; DALMOLIN, A. M. T.; FENALTI, V. S. Abordagem Temática: natureza dos temas em Freire e no enfoque CTS. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 1, p. 67-84, 2009.

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científico-Tecnológica para quê? Ensaio: Pesquisa em Ensino de Ciências, v. 3, n. 2, p. 68-83, 2001.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Ensino Médio. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.

CAVALCANTI, D. B.; COSTA, M. A. F.; CHRISPINO, A. Educação Ambiental e Movimento CTS, caminhos para a contextualização do Ensino de Biologia. Revista Práxis, ano VI, n° 12, p. 27-42, 2014.

CHRISPINO, A. Introdução aos enfoques CTS (ciência, tecnologia e sociedade) na educação e no ensino. OEI. Madrid: Espanha, 2017.

CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Unijuí, 2018.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

FREIRE, L. I. F. Pensamento crítico, enfoque educacional CTS e o ensino de química. Dissertação de mestrado em Educação Científica e Tecnológica – Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

FREITAS, L.; GHEDIN, E. Pesquisas sobre estado da arte em CTS: análise comparativa com a produção em periódicos nacionais. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 3-25 2015.

GIL-PÉREZ, D.; MONTORO, I. F.; CARRASCOSA, J. A; CACHUPUZ, A; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, dez. 2001.

GONÇALVES, R. S.; MENEZES, P. H. D.; SANTOS, A. B.; VÁZQUEZ-ALONSO, Á.; MIRANDA FILHO, W. R. Concepções de estudantes do ensino médio sobre as relações de interdependência e qualidade de vida relativas à ciência e à tecnologia. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad, v.16, n. 46, p. 219-246, 2021.

GONÇALVES, R. S. Projetos Temáticos e Enfoque CTS na Educação Básica: caracterização dos trabalhos apresentados por autores brasileiros, espanhóis e portugueses nos Seminários Ibero-americanos de CTS. 88f. 2014 (dissertação de mestrado). Itajubá: Universidade Federal de Itajubá, 2014.

GONÇALVES, R. S.; SANTOS, T. C; CHRISPINO, A. Práticas educativas interdisciplinares na Educação Básica balizadas pelo enfoque CTS: uma breve revisão sistemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, no prelo.

HUNSCHE S.; DALMOLIN, A.; ROSO, C. C.; SANTOS, R. A.; AULER, D. O enfoque CTS no contexto brasileiro: caracterização segundo periódicos da área de Educação em Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, UFSC. Atas... Santa Catarina.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMQ 1999. 339 p.

MELO, T. B. CTS na Ibero-América e Ensino CTS no Brasil: Convergências e Divergências numa Análise da Produção Científica. 206f p. Tese de doutorado em Ciência, Tecnologia e Educação – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, 2017.

PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C.; GEHLEN, S. T.; MEZALIRA, S. M.; SCHEID, N. M. J. Enfoque CTS na pesquisa em educação em ciências: extensão e disseminação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 9, n. 3, p. 1-21, 2009.

RODRIGUES-MOURA, S.; BRITO, L. P. Ensino de física através de temas contemporâneos com enfoque CTS: uma discussão teórico-metodológica. CEFOR, Ano II, v. 1, p. 143-157, 2016.

SANTOS, W. L. P. Contextualização no Ensino de Ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v. 1, número especial, sem paginação, 2007.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Tomada de Decisão para Ação Social Responsável no Ensino de Ciências. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 95-111, 2001.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma Análise de Pressupostos Teóricos da Abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no Contexto da Educação Brasileira, Ensaio, v. 2, n. 2, p. 133-162, 2002.

STRIEDER, R.B. Abordagem CTS e Ensino Médio: Espaços de articulação. Dissertação de mestrado em Interunidades em Ensino de Ciências – Instituto de Física da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

STRIEDER, R.B. Abordagens CTS na educação científica no Brasil: sentidos e perspectivas. 283f. 2012. Tese de doutorado em Ciências, Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (Área de Concentração: Ensino de Física), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

ZAIUTH, G.; HAYASHI, M.C.P.I. A apropriação do referencial teórico de Paulo Freire nos estudos sobre educação CTS. Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Sociedade, v. 2, n. 1, 2011, p. 278-292.

Published

2024-08-15

Issue

Section

Articles