O desenvolvimento do raciocínio matemático por estudantes do 5° ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e101164Palabras clave:
processos do raciocínio matemático, estudantes do 5º ano, tarefa exploratória, pesquisa qualitativa, educação matemáticaResumen
Tendo em vista que um passo fundamental para desenvolver o raciocínio matemático em sala de aula é conhecer melhor como os estudantes raciocinam no contexto da disciplina de matemática, este artigo analisa o que se revela a respeito do raciocínio matemático, quando estudantes do 5º ano dos iniciais do Ensino Fundamental resolvem uma tarefa exploratória. Os dados foram gravados em áudio e vídeo e transcritos. Para a análise dessas transcrições, inspirou-se na fenomenologia-hermenêutica. Esta análise buscou compreender os processos de conjecturar, generalizar, justificar e investigar as intervenções do professor enquanto processo-chave para a mobilização desses processos, além de olhar para a forma que aparecem nos registros dos estudantes. Os resultados indicam que a realização da tarefa exploratória proposta gerou discussões proveitosas, o que evidencia que os alunos alcançaram uma maior quantidade de processos de conjecturar e generalizar, somados às intervenções do professor, resultando em justificativas que auxiliam na aprendizagem da Matemática.
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