Visibilidades e enunciabilidades do dispositivo da educação ambiental: a revista Veja em exame

Autores

  • Bárbara Hees Garré Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Campus Pelotas
  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande/FURG

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n2p53

Resumo

O artigo tem como proposta central analisar de que modo a revista Veja coloca em funcionamento e potencializa um dispositivo de Educação Ambiental no século XXI. Neste texto o recorte se situará em trabalhar com o conceito de dispositivo em Michel Foucault, tecendo algumas aproximações com os estudos de Gilles Deleuze e evidenciando as pistas que possibilitam olhar a EA como um dispositivo. Opera-se com as primeiras dimensões de um dispositivo – o visível e o enunciável – a partir das reportagens de capa da revista Veja de 2001 até 2012 que tratam de questões ambientais. A mídia é entendida como um potente artefato cultural, que produz um modo específico de ver e de falar sobre a questão ambiental e desse modo atua na produção de subjetividades, interpelando os sujeitos e constituindo suas formas de olhar, dizer, fazer e pensar em relação às práticas ambientais na atualidade.

Biografia do Autor

Bárbara Hees Garré, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Campus Pelotas

Doutoraem Educação Ambientalpela Universidade Federal do Rio Grande/FURG (2015). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Campus Pelotas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciências Humanas, Educação Ambiental, Estudos Culturais (vertente Pós-estruturalista) e Artefatos midiáticos. Membro do Grupo de Pesquisa Interinstitucional Cultura, Subjetividade e Políticas de Formação.

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande/FURG

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Professora e pesquisadora do Instituto de Educação e dos Programas de Pós-graduação em Educação Ambiental e Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciências Humanas, Educação em Ciências, Educação Ambiental, Currículo e Pesquisa. É editora adjunta da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interinstitucional Cultura, Subjetividade e Políticas de Formação.

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Publicado

2015-06-20

Edição

Seção

Artigos