A relação epistêmica com o saber de alunos no ensino de biologia por atividades investigativas

Autores

  • Guilherme Trópia Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n3p55

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar as relações de alunos com o saber no ensino de Biologia por atividades investigativas. Como base teórica, a pesquisa se inspira nos estudos da relação epistêmica com o saber de Bernard Charlot. Os dados foram coletados em aulas de Biologia por atividades investigativas e, principalmente, entrevistas semi-estruturadas. Para analisar os dados, privilegio três formas de relação epistêmica com o saber: (a) objetivação-denominação, (b) imbricação do eu e (c) distanciação-regulação. Os resultados apontam que os alunos estabelecem diferentes relações: na enunciação dos conteúdos biológicos, no domínio de atividades investigativas das Ciências Biológicas e na relação reflexiva sobre si e a sociedade. Aponto que as relações com o saber estabelecidas privilegiam concepções da atividade investigativa como execução de atividades experimentais de forma empírica, objetiva e afastada das relações e implicações com a sociedade. 

Biografia do Autor

Guilherme Trópia, Universidade Federal de Juiz de Fora

É professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (FACED/UFJF), licenciadoem Ciências Biológicaspela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestreem Educação Científicae Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT/UFSC) e, atualmente, cursa o doutorado no Programa de Pós Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (PECIM/UNICAMP). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagens e Culturas no Ensino de Ciências e Biologia, Relações com o Saber.

Downloads

Publicado

2015-11-26

Edição

Seção

Artigos