Aspectos: o problema na matemática escolar e o dilema como acontecimento

Autores/as

  • Carolina Tamayo Osorio Universidad de Antioquia
  • Jackeline Rodrigues Mendes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n3p207

Resumen

Este texto, organizado através de uma cena ficcional, desenvolve-se a partir de seis Atos.  A cena foi construída a partir de vozes espectrais, no sentido de Jacques Derrida, as quais são produzidas a partir de duas pesquisas doutorais ocorridas em temporalidades distintas. A proposta na construção da cena é tecer familiaridades entre efeitos sentido em torno do problema e do dilema, com base em uma abordagem não linear do tempo. Deste modo, procuramos percorrer diversos usos das palavras: problema e dilema. Com essas encenações, propomos desconstruir a noção de problema na Educação Matemática e reverberar usos e sentidos outros. Esse movimento propõe pensar os modos em que os dilemas são mobilizados nas práticas sociais e os seus possíveis efeitos no campo das práticas escolares, deslocando da pergunta o que é um problema? para as perguntas: Como, nas práticas sociais, se manifesta, na possibilidade do impossível, o aparecimento do acontecimento? Como dilemas acontecem? Quando resolvemos um dilema?

Biografía del autor/a

Carolina Tamayo Osorio, Universidad de Antioquia

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Coordenadora para sul América da Red Larinoamerticana de Etnomatemática. Integrante dos grupos de pesquisa Educação, Linguagem e Práticas Culturais –PHALA – da Universidade Estadual de Campinas e Matemáticas, Educación y Sociedad –MEN- da Universidad de Antioquia (Colômbia).

Jackeline Rodrigues Mendes, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP. Professora do Departamento Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação, UNICAMP. Integrante do grupo de pesquisa Educação, Linguagem e Práticas Culturais –PHALA – da UNICAMP.

Publicado

2018-12-12

Número

Sección

Edição temática