Aspectos: o problema na matemática escolar e o dilema como acontecimento

Autores

  • Carolina Tamayo Osorio Universidad de Antioquia
  • Jackeline Rodrigues Mendes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n3p207

Resumo

Este texto, organizado através de uma cena ficcional, desenvolve-se a partir de seis Atos.  A cena foi construída a partir de vozes espectrais, no sentido de Jacques Derrida, as quais são produzidas a partir de duas pesquisas doutorais ocorridas em temporalidades distintas. A proposta na construção da cena é tecer familiaridades entre efeitos sentido em torno do problema e do dilema, com base em uma abordagem não linear do tempo. Deste modo, procuramos percorrer diversos usos das palavras: problema e dilema. Com essas encenações, propomos desconstruir a noção de problema na Educação Matemática e reverberar usos e sentidos outros. Esse movimento propõe pensar os modos em que os dilemas são mobilizados nas práticas sociais e os seus possíveis efeitos no campo das práticas escolares, deslocando da pergunta o que é um problema? para as perguntas: Como, nas práticas sociais, se manifesta, na possibilidade do impossível, o aparecimento do acontecimento? Como dilemas acontecem? Quando resolvemos um dilema?

Biografia do Autor

Carolina Tamayo Osorio, Universidad de Antioquia

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Coordenadora para sul América da Red Larinoamerticana de Etnomatemática. Integrante dos grupos de pesquisa Educação, Linguagem e Práticas Culturais –PHALA – da Universidade Estadual de Campinas e Matemáticas, Educación y Sociedad –MEN- da Universidad de Antioquia (Colômbia).

Jackeline Rodrigues Mendes, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP. Professora do Departamento Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação, UNICAMP. Integrante do grupo de pesquisa Educação, Linguagem e Práticas Culturais –PHALA – da UNICAMP.

Downloads

Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Edição temática