O ensino de Ciências e Matemática na educação de jovens e adultos: um estudo de caso sobre ação docente

Autores

  • Viviane Soares do Nascimento Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão - LPEQI. Instituto de Química. Universidade Federal de Goiás (UFG).
  • Claudio R. Machado Benite Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão - LPEQI. Instituto de Química. Universidade Federal de Goiás (UFG).
  • Márcia Friedrich Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão - LPEQI. Instituto de Química. Universidade Federal de Goiás (UFG).
  • Anna M. Canavarro Benite Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão - LPEQI. Instituto de Química. Universidade Federal de Goiás (UFG).

Resumo

Apresentamos um estudo de caso que analisou como se efetiva a ação pedagógica nas aulas de ciências na EJA. Os resultados foram construidos a partir de questionários aplicados a discentes e docentes de ciências da ultíma série da EJA de uma escola estadual de Goiás. Outros instrumentos de coleta de dados foram as anotações em diário de campo das observações das aulas por meio do estágio suprevisionado. A investigação permitiu caracterizar o perfil dos sujeitos pesquisados e estabelecer comparação com a literatura específica.No que se refere aos professores, analisamos sua prática e formação para lecionar com o público de EJA.Conclui-se que o trabalho apontou questões que desvelam a ação pedagógica e contribuem com futuras ações nesta modalidade de ensino.

Biografia do Autor

Viviane Soares do Nascimento, Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão - LPEQI. Instituto de Química. Universidade Federal de Goiás (UFG).

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Estadual de Goiás (2009). Desenvolve Pesquisas na área de Educação de Jovens e Adultos no Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI) sediado no Instituto de Química da Universidade Estadual de Goiás.

Claudio R. Machado Benite, Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão - LPEQI. Instituto de Química. Universidade Federal de Goiás (UFG).

Doutorando em Química (ênfase em Ensino de Química), Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás, possui especialização em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2006) e graduação em Licenciatura Em Química (2000).

Márcia Friedrich, Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão - LPEQI. Instituto de Química. Universidade Federal de Goiás (UFG).

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela
Universidade Federal de Goiás (UFG), Especialista em Matemática e Física pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Professora de Matemática da Rede Municipal de Goiânia. Professora da Faculdade
Padrão (Goiânia-GO).

Anna M. Canavarro Benite, Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão - LPEQI. Instituto de Química. Universidade Federal de Goiás (UFG).

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Mestrado em Ciências (Química Inorgânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Licenciatura em Química e Graduação em Química Habilitação Tecnológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é Professor Adjunto III da
Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2011-05-01

Edição

Seção

Artigos