Quando a Biologia encontra a Geologia: possibilidades interdisciplinares entre áreas

Autores

  • Fernanda Keila Marinho da Silva Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Estadual de São Paulo, Ribeirão Preto.
  • Gabriel Gerber Hornink Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG.

Resumo

O trabalho interdisciplinar é um desafio apresentado para todos professores, dos diversos níveis de ensino e para ser exercido exige o diálogo entre as áreas diversas. Neste trabalho, apresentamos algumas possibilidades interdisciplinares entre a Biologia e a Geologia, a partir da disciplina Elementos de Geologia, para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os apontamentos feitos nesse artigo surgiram devido à nossa participação nessa disciplina no "Programa de Estágio Docente", onde atuamos como professores colaboradores. Além de defendermos a prática interdisciplinar, enfocamos o homem como agente geo-biológico, na tentativa de compreendê-lo como um dos agentes que atuam nas constantes modificações do planeta. Essa é uma perspectiva que deve permear todo o ensino de ciências, visando uma boa compreensão da atuação humana nos processos evolutivos da Terra. Apresentamos, ainda, a estrutura da disciplina a que se refere esse artigo para, em seguida, lançarmos algumas das possíveis interfaces entre as duas áreas.

Biografia do Autor

Fernanda Keila Marinho da Silva, Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Estadual de São Paulo, Ribeirão Preto.

Possui licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (1998), mestrado em Geociências (2002) e doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra (2009), ambos pela Unicamp. Atualmente é professora do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Estadual de São Paulo, Ribeirão Preto.

Gabriel Gerber Hornink, Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG.

Possui bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade
Estadual de Campinas - Unicamp (2003), licenciatura em Ciências Biológicas pela Unicamp(2006), especialização em gestão ambiental pela Unicamp (2006), mestrado em Biologia Funcional e Molecular (área Bioquímica, subárea Ensino) (2006) e doutorado em Ciências (2010), ambos pela
Unicamp. Tem experiência na área de Biologia geral, com ênfase em formação de professores para o uso de Informática no ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: softwares educacionais, educação a distância, formação de professores. Também possui ampla experiência em gestão ambiental, desenvolvendo trabalhos sobre áreas contaminadas, melhorias e avaliações ambientais. Atualmente esta como professor de bioquímica e ensino de bioquímica na Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG).

Downloads

Publicado

2011-05-01

Edição

Seção

Artigos